A Prefeitura de Jundiaí publicou edital de concorrência convocando empresas interessadas na construção da nova sede da GM(Guarda Municipal) no antigo depósito da DAE, na avenida 14 de Dezembro, 1800, vila Mafalda(foto). O local abrigará também as sedes do Samu, Saec e Defesa Civil. A abertura das propostas será no dia 17 próximo. O prazo para conclusão das obras pela empresa vencedora é de 18 meses, após o processo licitatório.
De acordo com a Unidade de Segurança Municipal, a escolha da sede da GM deve-se por apresentar as condições (disponibilidade de área, metragem do terreno, localização geográfica com acesso rápido a avenidas e rodovias) necessárias para atender às demandas operacionais desses órgãos. A área total do terreno é de 10.185 metros quadrados, com 10.605 metros quadrados de área construída. A centralização dos serviços é uma maneira de aperfeiçoar e agilizar os atendimentos prestados à população, por meio da integração dos principais serviços de urgência e emergência do município. Será possível reduzir o tempo de resposta e o compartilhamento de informações e as imagens de videomonitoramento da cidade. Os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 32 milhões, sendo que R$ 14 milhões são provenientes de financiamento junto ao BNDES, por meio do Programa Município Seguro, em execução pela unidade gestora. A previsão de execução da obra é de 18 meses. Com relação aos prédios ocupados atualmente pela Guarda Municipal, Samu e Defesa Civil, a Prefeitura estuda a destinação dos mesmos.
A reinvidicação por uma sede moderna e que atenda todas as necessidades da Guarda não é nova. A instituição já teve vários endereço. Quando foi inaugurada, em 1949, ocupava um imóvel na rua Rangel Pestana, no centro, próximo da sede central do Grêmio C.P. Nos anos 1980, foi transferida para a rua Bom Jesus de Pirapora. Depois, ficou vários anos na avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, em imóvel que foi comprado por um supermercado. Hoje, a sede da GM fica no Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários. O Samu fica na avenida Antônio Frederico Ozanan, 3246, na Ponte São João. O Saec funciona na mesma avenida, no número 4246. A Defesa Civil está instalada atualmente na rua Dino, 843, Vila Joana.
Em 2021 – No último dia 24, durante as comemorações dos 72 anos, a Prefeitura divulgou os investimentos recebidos pela GM neste ano. Na ocasião, a construção da nova sede foi anunciada. O investimentos:
* A Guarda Municipal recebeu duas novas bases comunitárias para o patrulhamento na região do Centro e Ponte São João. Foram atendidas até agora, 2900 ocorrências nessas regiões. As viaturas foram compradas através de emenda parlamentar, bem como duas motocicletas e computadores que estão sendo utilizados no setor de inteligência da informação da Unidade de Segurança.
* Foram incorporados 23 novos guardas que passaram por um período de cinco meses de treinamento. Mais 17 estão sendo formados e estarão nas ruas a partir de janeiro deste ano.
* Foi anunciada ainda a construção da nova sede do Canil da GM que está sendo construída no bairro do Medeiros com a conclusão das obras no primeiro semestre de 2022.
* Novos cursos de capacitação para os guardas.
* Construção de uma plataforma interna da GM para aulas on-line desenvolvido graças a habilidade e dedicação de profissionais da corporação. A plataforma online CIFEAD está sendo utilizada pelos guardas seguindo as normativas da Secretaria Nacional de Segurança Pública através da matriz curricular nacional. O estágio de qualificação profissional é uma obrigatoriedade do Ministério da Justiça estabelecido em 2003
* O programa Guardiã Maria da Penha completou dois anos neste ano e vem sendo uma referência na região com 265 atendimentos de medidas protetivas em andamento.
VEJA TAMBÉM
ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI