A segurança pública de Jundiaí será reforçada com mais câmeras de monitoramento e drones. Os equipamentos terão capacidade de observação de fluxo e contagem de pessoas, orientação e monitoramento de situações. O serviço custará pouco mais de R$ 13 milhões e será executado pela Companhia de Informática de Jundiaí(Cijun). O prazo para instalação é de 18 meses. A tecnologia será equivalente às que estão em operação em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador.
A quantidade de novas câmeras que serão instaladas não foi revelado. Hoje, a Unidade de Gestão de Segurança(UGSM) conta com 212 câmeras OCR, capazes de identificar placas de veículos furtados ou roubados. Segundo nota divulgada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, “o sistema de monitoramento será ampliado para integração dos dados entre os serviços que serão instalados no Centro Integrado de Emergência e Segurança(CIES), Samu, Defesa Civil, Trânsito e Guarda Municipal. Os desdobramentos de ocorrências serão acompanhados, em conjunto, por todas as agências do CIES”. O Centro Integrado está sendo construído na avenida 14 de Dezembro, conforme divulgado pelo Jundiaí Agora em janeiro do ano passado.
A Cijun será responsável por criar um hardware para operacionalização de todo sistema que incluirá também drones “que farão parte da estrutura lógica de segurança de grandes eventos e operações”, explica a Prefeitura. De acordo com o ato de autorização de licitação dispensável, publicado no último dia 2 na Imprensa Oficial, os novos equipamentos possibilitarão o controle do acesso a áreas restritas, monitoramento de pessoas, incidentes, fluxo de veículos em vias públicas, catástrofes, grandes eventos e manifestações públicas, além de auxiliar na fiscalização de trânsito com leituras de placas em tempo real. O serviço não inclui o reconhecimento facial.
A Cijun é uma empresa da Prefeitura de economia mista. Conforme o ato de dispensa de licitação, a escolha deve-se exatamente “por se tratar de entidade que integra a Administração Pública Municipal Indireta, tendo como objetivo prestar serviços, bem como fornecer bens relacionados a Tecnologia da Informação e Comunicação(TIC) para a Administração Pública Direta e Indireta Municipal, Estadual e Federal. O preço ofertado mostra-se vantajoso e compatível com o de mercado”.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES