Neste ano, a Serra do Japi já sofreu dois incêndios. O primeiro foi em janeiro e consumiu 1 mil m² de mata. O segundo, em abril, no Morro da Baleia, destruiu 45 mil m² de vegetação. Ainda em abril, a Prefeitura de Jundiaí registrou 38 focos de incêndio na área urbana. Não há informações sobre a extensão deles. No mesmo período do ano passado, a Serra já tinha sofrido quatro incêndios. Porém, a área atingida foi muito menor: cerca de 16 mil m². Na região urbana da cidade, entre janeiro e abril de 2023, foram 35 incêndios. Desde 2020, a reserva biológica não tinha sofrido tanto com o fogo. Naquele ano, no primeiro quadrimestre, um incêndio em janeiro consumiu 50 mil m². De 2021 a 2022, não houve nenhuma queima de vegetação entre janeiro e abril. Como o período de seca está só começando, é de se presumir que a Serra do Japi terá muitos incêndios neste ano.
O fogaréu no Morro da Baleia, na região da vila Comercial, fez com que a Defesa Civil e da Divisão Floresta da Guarda Municipal entrassem em modo de alerta. O fogo começou no dia 26 e levou vários dias para ser controlado. Três viaturas, sendo um caminhão-tanque, foi utilizado para combater as labaredas. Até um drone foi usado para localizar novos focos, a direção do fogo, possíveis casas atingidas e o tamanho da área queimada”.
CLIQUE AQUI E LEIA O ARTIGO DO PROMOTOR CLAUDEMIR BATTAGLINI SOBRE INCÊNDIOS, PREVENÇÃO E REPRESSÃO
Estatísticas – A Operação Estiagem da Defesa Civil acontece sempre entre os meses de maio a setembro. É o período mais seco do ano e também quando qualquer bituca de cigarro pode iniciar uma queimada. Também há casos de incêndios criminosos, iniciados intencionalmente. A Defesa Civil mantém uma tabela atualizada frequentemente com novos números de incêndios, tanto na Serra do Japi como na área urbana. Nela é possível observar que 2021 foi um ano terrível para a reserva de mata atlântica.
Há três anos, 1.415 milhão de m² da Serra viraram cinza. No total foram 17 incêndios. Já na área urbana de Jundiaí foram registrados 583 focos. No ano seguinte, 2022, foram combatidos 13 incêndios que destruíram 349 mil m² de mata. A Defesa Civil anotou 504 incêndios na área urbana. Em 2023, novamente 13 incêndios ocorreram na Serra e queimaram quase 398 mil m². Na região urbana foram atendidos 369 focos.
Confira algumas dicas para evitar incêndios em mato:
- Não queime folhas, gravetos e resíduos vegetais amontoados durante a varrição;
- Não faça fogueira;
- Faça construção e manutenção de aceiros ao redor da propriedade;
- Não jogue tocos de cigarros na mata ou às margens de estradas e rodovias.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES