O Sesc Jundiaí recebe, nos próximos dias 23 e 24, a peça Scaratuja, feita para bebês de zero a três anos. Os ingressos são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do Sesc com uma hora de antecedência de cada apresentação. O espetáculo integra a Semana Mundial do Brincar, campanha que promove a consciência sobre a importância de brincar em todas as idades.
Scaratuja não usa linguagem verbal. Os atores Marcelo Peroni e Aline Volpe utilizam o corpo, imagens e o espaço para se relacionarem com as crianças. No dia 23, as apresentações serão às 11 e 14 horas. No dia 24 haverá uma apresentação a mais, às 19 horas.
Os “rabiscos” ou garatujas” na peça partem de um emaranhado de linhas, traços, pontos e círculos que vão ganhando complexidade ao longo da encenação, acompanhando o desenvolvimento da expressão das crianças.
A cenografia é composta por um tapete tátil com diferentes texturas, que serve de palco e proporciona a investigação do espaço pelos pequenos.
LEIA TAMBÉM:
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 5º FESTIVAL DE MÚSICA INSTRUMENTAL
Os bebês e um de seus responsáveis sentam-se no meio do cenário, enquanto os outros adultos sentam-se atrás e conseguem acompanhar todo o desenvolvimento do trabalho. Dessa forma, todos – adultos e bebês -, são levados a seguir a trilha do desenho que vai da garatuja – primeira forma de expressão escrita- à representação das formas mais estruturadas.
A trilha sonora é da POIN, Pequena Orquestra Interativa, que criou algumas canções inéditas com participação especial de Reanata Mattar e ainda emprestou outras de seu repertório para a peça. A direção musical e músicas originais são de Gustavo Finkler.