Sobre VAZIOS e até desistências de continuar vivendo…

VAZIOS

Sobre Vazios – Editora Salamandra –é o título do livro infantil da escritora espanhola Anna Llenas, formada em Psicologia Analítica e pós-graduação em Terapia da Arte.

Diz sobre os vazios que as mudanças causam.  “Vazio enooooooorme” como cita a autora, por onde passa o frio do vento, as assombrações… Vazio que extrai tantas coisas boas e, às vezes, se obstrui, com inservíveis, e o vazio estica. Em alguns lugares, consideram que a tampa é o celular, o tênis de marca… Em outros, pequenos furtos de objetos com brilho, moedas… Nos dois lugares, independente da qualidade, há o álcool, as drogas, o prazer pelo prazer… Rolhas deterioradas e perigosas.

Em certas situações, aparecem as desistências; desistências até mesmo de viver. E o segredo é esse: tirar de dentro tons, sons, maciez, sabor, fragrâncias de flores.Depois, a gente tece o que é bem em nós com aquilo que é bem no outro.

Na mesma semana em que leio o livro, chegam-me dados sobre o aumento de 20% dos pontos vulneráveis, no Brasil, da exploração sexual infantil. Concentram-se em postos de combustíveis, bares, casas de show, pontos de alimentação, pontos de hospedagem. Em relação à região político-administrativa, o aumento se deu na região Norte (de 160 pontos para 404), no Nordeste (de 475 pontos para 644) e no Sul (de 448 pontos para 575). No Sudeste, houve uma estabilização, no número de pontos, e leve redução no Centro-Oeste.

Inconcebível haver exploração sexual infantil! Inconcebível haver incentivo à prostituição, à escravidão sexual, ao turismo sexual, à pornografia infantil e à pedofilia. O programa “Mão Certa”, criado em 2006 pela Childhood Brasil, empenha-se no enfrentamento a essa triste realidade.

OUTROS ARTIGOS DE MARIA CRISTINA CASTILHO DE ANDRADE

EMOÇÃO COM ARTE

VIDA EMPENHADA EM VIDA

O QUE GUARDAS NO CORAÇÃO?

CRIANÇAS, VIOLÊNCIA E APRENDIZAGEM

VIVÊNCIAS DA MISERABILIDADE DO SER HUMANO

VIVÊNCIAS PARA APLAINAR O CORAÇÃO

VIVÊNCIAS DE VIAGEM

São tantos vazios, são tantas as crateras causadas pela exploração sexual infantil: no corpo, na alma e no coração! Chegam a durar uma vida inteira, até que as doenças, o álcool, as drogas joguem a carcaça do ser humano numa vala comum. Resultado de inúmeros tipos de miséria, incluindo a da fome.

Ao observar, numa esquina escura, uma pessoa seminua, de olhar opaco, à espera de um freguês, recorde-se de que ela pode ser o resultado da exploração sexual infantil, de algum lugar no Brasil, que suga gente miúda e excita graúdos.

Que a fé no Senhor Ressuscitado nos ajude a reagir a essa situação, denunciando a exploração sexual infantil e acolhendo os pequeninos com ataduras do Céu.


MARIA CRISTINA CASTILHO DE ANDRADE

Com formação em Letras, professora, escreve crônicas, há 40 anos, em diversos meios de comunicação de Jundiaí e, também, em Portugal. Atua junto a populações em situação de risco.

 


ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA. É SÓ CLICAR AQUI!