No Polytheama, sobreviventes de Hiroshima recordarão tragédia

sobreviventes

O espetáculo Os Três Sobreviventes de Hiroshima é o único espetáculo do mundo encenado por vítimas reais da bomba nuclear. Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe, Ricardo Oshiro e Rogério Nagai revelam detalhes de uma das piores tragédias da humanidade desde o momento da explosão, em 6 de agosto de 1945, os dias seguintes e a imigração para o Brasil, onde vivem cerca de 70 sobreviventes. O Polytheama recebe o espetáculo neste domingo(5), a partir das 19 horas.

A peça reconstrói a história do jovem Takashi Morita na época com 21 anos e das crianças Kunihiko Bonkohara com 5 anos e Junko Watanabe com 2 anos, que estavam em Hiroshima no dia do bombardeio. Em cena, eles atuam no formato de teatro-documental, também conhecido como biodrama. Fotos originais e canções da época executadas pelos sobreviventes compõem o clima da apresentação. Com roteiro e direção de Rogério Nagai, o espetáculo deu origem ao projeto Sobreviventes pela Paz. A ideia surgiu em 2012 com pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil. Foram 12 meses de pesquisa e quatro meses para criação do roteiro e montagem do espetáculo.

O projeto já foi visto por mais de 15 mil pessoas e já passou por cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Campinas, Ribeirão Preto, entre outras. As sessões lotadas e com muitos espectadores para fora do teatro consagraram o sucesso de “Os três sobreviventes de Hiroshima”.

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMA DO POLYTHEAMA PARA ESTE MÊS

O texto, ainda que trate de uma tragédia, leva uma reflexão sobre a paz por onde passa, com uma mensagem forte de resiliência, perdão e superação. Colocar os sobreviventes em cena é uma maneira que o projeto encontrou de mostrar a importância de propagar e manter a paz, para que acontecimentos como esse nunca mais se repitam.

Hiroshima – Em 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram uma bomba na cidade de Hiroshima. Três dias depois, atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas depois da tragédia. Os números oficiais informam entre 130 e 240 mil mortos como resultado destes que foram os primeiros e únicos ataque nuclear contra civis em toda a história.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES