Em março, pelo Dia Internacional da Mulher, o JUNDIAÍSHOPPING, através de minha querida Anelize Sanz, resolveu, em ação solidária, destinar um cheque à Associação Maria de Magdala. É gente que enxerga, além das vitrinas perfumadas e enfeitadas com tendências da moda, uma população sofrida, sem acesso às passarelas. Que bonito isso: ser brilho na vida de mulheres que tiveram, em diferentes situações, chances e direitos negados. Um misto de solidariedade e delicadeza…
Junto com o cheque, uma árvore linda, com luzes em forma de flor, e inúmeras mensagens, tratando as integrantes da Magdala de guerreiras, mulheres de aço, de sorriso no rosto e fé no coração. Com uma força gigante que vem de dentro delas. Mulheres intensas, razão de viver de muitas criaturas. Como as traduziram bem! Conheço tantos acontecimentos das histórias delas, de dedicação, acolhimento, superação para o bem de pessoas próximas ou distantes.
A vivência sobre esse acontecimento, de março no JUNDIAÍSHOPPING, na Magdala aconteceu em abril, devido a programações já marcadas.
OUTROS ARTIGOS DE MARIA CRISTINA CASTILHO DE ANDRADE
E vieram desejos para elas de sorrisos, claridade, fé, dias melhores, coragem, esperança, doçura… Em um dos cartões, a frase: “Que vocês possam refletir o quanto de luz há dentro de vocês. E o quanto essa luz é poderosa”.
Recordei-me de uma das mulheres que passaram por nossos caminhos. Vendida, no Amazonas, pelo pai, aos 10 anos, chegou a Jundiaí como mulher adulta. Não deixou de cuidar, no seu coração, em todo o tempo, da flor do Natal. Duas décadas mais tarde, resolveu retornar, ao seu berço, em dezembro, para levar a estrela do perdão.
Ao se depararem com a árvore acesa, repleta de cartões e mensagens, uma das mulheres, espontaneamente, foi até ela e a abraçou com doçura. Ultrapassou o valor do cheque.
O gesto do JUNDIAÍSHOPPING acendeu uma chama nova no coração de nossas mulheres. Agradecimentos e preces.
Com formação em Letras, professora, escreve crônicas, há 40 anos, em diversos meios de comunicação de Jundiaí e, também, em Portugal. Atua junto a populações em situação de vulnerabilidade social. Acesse o Facebook de Cristina Castilho.