Campo Limpo discute SUAS e saneamento

suas

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista realizou, na quarta-feira(14), uma audiência pública e uma conferência. A primeira tratou do saneamento básico e meio ambiente da cidade. O assunto da conferência foi o SUAS(Sistema Único de Assistência Social/foto principal).

A reunião sobre o saneamento aconteceu na Câmara Municipal reunindo o corpo técnico da Prefeitura, além de vereadores e representantes da Sabesp, Bombeiros, Defesa Civil e dos Conselhos. Para que tudo saia, de fato, do papel, a Prefeitura foi em busca de parcerias e, junto com o Instituto Movimento Cidades Inteligentes, está engajada na elaboração desse plano. 

A apresentação das etapas foi feita por Luigi Longo, presidente do Instituto Movimento Cidades Inteligentes. O encontro contou com transmissão simultânea via Youtube da Prefeitura e está disponível para quem quiser assistir. 

Durante sua fala o secretário de Meio Ambiente, Neive Noguero(acima), citou sobre o marco de saneamento básico e também sobre os serviços atrelados à área de Meio Ambiente que estão sendo desenvolvidos na cidade. Também frisou a normalização da coleta de resíduos sólidos, que era um problema, a volta do Cata-treco e, agora, a volta da coleta seletiva, que retorna no final deste mês.

Um crescimento saudável, ordenado e ambientalmente saudável é fundamental, dentre outras prioridades para que a cidade possa crescer ordenadamente. Diversos grupos de trabalho andam, em paralelo, focados na revisão do Plano Diretor, criação dos planos de habitação e de mobilidade, além da revisão também do plano de uso e ocupação de solo. 

O Marco Regulatório, criado em 2020, tem como objetivo principal a universalização do saneamento, estabelecendo metas como a coleta de esgoto para 90% da população e o fornecimento de água potável para 99% da população até o final de 2033. Além disso, o novo marco possibilita a formação de blocos regionalizados de municípios, buscando ganhos de escala e garantindo a viabilidade econômico-financeira dos serviços, visando a universalização dos mesmos.

SUAS – Já a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema ‘Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos’ reuniu representantes da sociedade civil, beneficiários dos serviços de Assistência Social e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Segundo a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Aline Souza dos Santos, 82 pessoas estiveram presentes no encontro. “Aqui nessa conferência, se exercita a democracia, com a participação dos usuários e trabalhadores dos SUAS e a sociedade civil. É gratificante saber que nossa cidade tem muitas pessoas interessadas nessa transformação”, afirmou Aline.

Pela manhã, houve uma sessão de interação entre os participantes, na qual foram informados sobre todas as atividades que ocorreriam ao longo do dia. Após a leitura do regimento, foram realizadas palestras e debates em cinco grupos divididos por eixos temáticos: Financiamento; Controle Social; Serviços, Programas e Projetos; Articulação entre os segmentos; e Benefício e Transferência de Renda.

Na parte da tarde, foram apresentadas as deliberações para a plenária e realizadas as votações para selecionar os cinco delegados – titulares e suplentes – que representarão o município na Conferência Estadual, que ocorrerá no mês de outubro. Os representantes dos trabalhadores SUAS  eleitos foram: Juliana Moreira Jacomo e Orlanda Maria Tessaro como titulares e Francisca Maria Vasconcelos Moura e Ruth Bittencourt Barbosa como suplentes. Os eleitos da entidade, foram Rosilda Bispo da Silva como titular e Ginamara Soares Alves Lessa como suplente. Já como usuários, foram Maria Alice Macedo Nunes e Daiane da Encarnação Sampaio como titulares e Yolanda Rosa Viana e Joana Maria Vaz como suplentes.

“Estamos buscando sugestões para encaminhar propostas ao estado e ao governo federal, que atendam à realidade do município de Campo Limpo Paulista”, afirmou Carmem Brandino, secretária de Assistência Social.

Silvana Prieto Balsalobre é moradora de Campo Limpo Paulista desde 1977. Ela afirma que criou seus filhos e netos na cidade e faz questão de contribuir para a transformação do município. “Essa conferência é muito válida. Aqui são discutidos assuntos importantes e sérios. Vim para contribuir com ideias, pois utilizo os serviços oferecidos pela Prefeitura, como oficinas e pilates. Espero que na conferência estadual, as nossas opiniões tenham bons resultados e tudo saia do papel”, afirma Silvana.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES