Ícone do site Jornal Jundiaí Agora | Nada mais que a verdade | Notícias Jundiaí e Região, Jornal Jundiaí Agora, Jundiaí Notícias, Atualidades Jundiaí

TAPICURUS: Aves ‘raras’ flagradas no rio Guapeva. Veja vídeo

tapicurus

O biólogo Marcelo Figueiroa fez um vídeo, nesta tarde(14), de um bando de Tapicurus no rio Guapeva, em frente ao Mercadão, no Vianelo. Segundo ele, a presença das aves em zona urbana é algo raro de acontecer. “Este fato ainda dá esperança”, disse ele. Cerca de 80 aves estavam no Guapeva, conforme explicou Figueiroa que no vídeo não esconde a surpresa(dê um play e assista ao vídeo abaixo).

“A presença dos Tapicurus no rio Guapeva é algo meio inusitado. Em muitos anos trabalhando com fauna nunca tinha visto um bando assim. Esta espécie gosta de áreas mais isoladas. É curioso porque demonstra que por mais que o córrego sofra degradação com dejetos, esgoto, mostra que os pássaros estão se alimentando e que há uma esperança”, explicou o biólogo.

Ele contou que estava dirigindo pela avenida Dr. Odil Campos Saes, quando viu o bando. “Não acreditei! Parei o carro e fui olhar. Fiz um vídeo. As vezes, os Tapicurus podem estar migrando e ficar pouco tempo no local. Mas se estavam ali é porque encontraram uma fonte de alimento”, explicou.

Em Jundiaí, contou o biólogo, existem poucos registros fotográficos desta espécie. “Não é uma ave fácil de se ver ainda mais em um centro urbano. Os Tapicurus já tinham sido vistos no lago do Parque da Cidade. Há 14 registros fotográficos sendo que três são meus”, disse.

Para Figueiroa, a presença das aves numa das regiões mais movimentadas de Jundiaí demonstra que os trabalhos para recuperação do rio estão surtindo efeito. “Por outro lado é preciso ficar em alerta. Qual o risco para os pássaros de ficarem numa zona urbana. É algo que precisa ser mais estudado. A princípio é uma notícia boa”, concluiu.

Os Tapicurus, cujo nome científico é Phimosus infuscatus, se alimentam de crustáceos, moluscos, caranguejos e matéria vegetal, como sementes e folhas. A ave procura o alimento na água rasa usando o bico. Vive em brejos, margens de rios, banhados e campos arados recentemente.(Fotos e vídeo: Marcelo Figueiroa)

VEJA TAMBÉM

JURASSIC WORLD: CONCORRA A TRÊS PARES DE INGRESSOS

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

Sair da versão mobile