As Meninas do Violão, grupo de Jundiaí, mostram que realmente são ecléticas. Já tocaram de tudo por aqui. E hoje vão de tarantella pra mexer com a italianada daqui!!!

MAIS MENINAS DO VIOLÃO

BELLE NUIT…

HAVANA

NATAL E HALLELUJAH

O PRIMEIRO CONCERTO A GENTE NUNCA ESQUECE

CONHEÇA, UMA A UMA, TODAS AS ‘MENINAS DO VIOLÃO’


JÁ VIU O FACEBOOK DO JA HOJE? CLIQUE AQUI E CONFIRA


Facebook: @guitarsergiosolos https://www.facebook.com/guitarsergio…

Instagram: @guitarsergiosolos https://www.instagram.com/guitarsergi…

Arrangement: Sergiosolos Music and guitar for Children.

Email: guitarsergiosolos@gmail.com

A LENDA DA TARANTELLA

A Tarantella é uma forma de dança animada que se originou na Itália. Há muitas danças folclóricas italianas, mas a Tarantella é um ícone instantaneamente reconhecido como uma imagem da cultura italiana. Além dos movimentos distintos e acompanhamento musical, a dança tarantella tem uma história colorida de origem.

Originalmente do sul da Itália, os diferentes tipos de Tarantella são encontrados em muitas cidades da Itália e da ilha da Sicília. Acredita-se que a dança tenha surgido no século 15.

Dançado em casamentos e outras celebrações, a Tarantella é uma dança rápida, enérgica e festiva. Hoje, comunidades italianas em muitos países dançam Tarantella em eventos sociais. Aqueles que se dedicam a preservar a tradição da dança organizam grupos para realizá-la em festivais e celebrações culturais.

O nome “Tarantella” deriva da cidade de Taranto, na Itália, onde se acredita que a dança tenha sua origem. O nome da aranha tarântula vem da cidade de Taranto, assim como a coreografia. O nome da dança é baseada em uma antiga crença popular sobre o efeito de uma picada de aranha venenosa. Acreditava-se que quando alguém fosse mordido pela tarântula, a única cura seria dançar para o veneno sair do sistema sanguíneo. Por esta razão, muitos consideram a Tarantella uma cura ou uma dança medicinal. Estudiosos de dança oferecem várias interpretações sobre as origens e significados da dança. Alguns coreógrafos continuam a investigar as origens e usos para integrá-la em performances contemporâneas.

O balé Napoli pelo coreógrafo dinamarquês August Bournonville está situado na cidade de Napoli (Nápoles), na Itália. Bournonville coreografou a dança para trabalhar ao lado do balé clássico. Sua versão dentro do balé é considerado uma versão fiel da coreografia original das Tarantelle. O famoso Lago dos Cisnes apresenta uma cena com princesas italianas que realizam uma Tarantella animada para o príncipe Siegfried. No século 20, o fundador do balé da cidade de Nova Iorque e coreógrafo George Balanchine criou também um balé chamado “Tarantella”, que derivava e utilizava passos folclóricos. Os trajes tradicionais italianos, adereços como pandeiros e sapatos de salto alto no lugar de sapatilhas de ponta, acrescentam aos elementos autênticos dançadas em balés clássicos.(Fonte: ehow.com.br/Vídeo originalmente publicado em fevereiro de 2019)