TARIFA ZERO: “Só se alguém pagar”, diz secretário

tarifa

A implantação da Tarifa Zero foi uma das reivindicações que mais se repetiram durante a audiência pública que discutiu a futura concessão do transporte público de Jundiaí, na última terça-feira(5). O secretário de Mobilidade e Transportes, José Carlos Sacramone, informou que não é contrário à gratuidade das passagens de ônibus. Segundo ele, “se alguém pagar, seja o Governo Federal ou Estadual, a Tarifa Zero será implantada imediatamente. O secretário lembrou que a deputada federal Luiza Erundina(PSOL) apresentou proposta de emenda à Constituição, em 2023, que prevê ônibus de graça em todo país. Seria então criado o Sistema Único de Mobilidade(SUM), que é chamado por muitos de ‘SUS do Transporte Público’. Se a proposta de emenda vingar, a Tarifa Zero será implantada em Jundiaí já que teremos recursos para isto. Hoje, o orçamento municipal não suporta este benefício. Não existe almoço de graça. Alguém tem de pagar a conta”, afirmou ele.

CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE A PEC DE LUIZA ERUNDINA

Sacramone enfatizou que os atendimentos gratuitos na saúde e educação são bancados pelos governos Federal e Estadual. “O SUS recebe verbas. O mesmo acontece com a Educação, que conta com o Fundo de Participação do Município. No transporte não tem isso”, disse. O secretário lembrou que existe uma lei federal que estabelece que, acima de 65 anos, o usuário dos ônibus não precisam pagar. “Nós cumprimos a lei e quem paga por quem anda de graça nos ônibus são os outros usuários e a Prefeitura. Se a proposta da Erundina for aprovada e recebermos recursos, Jundiaí terá Tarifa Zero”, argumentou.

R$ 1 – Quanto à passagem de R$1 todos os domingos, o secretário disse que se trata de uma promessa de campanha do prefeito Gustavo Martinelli e do vice, Ricardo Benassi. “Hoje, esta tarifa está disponível em apenas dois domingos por mês. A promessa é de que ela seja implantada, gradativamente e passe a vigorar todos os domingos. Isto é uma proposta de governo”, concluiu.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES