TCE aprova contrato da Prefeitura com UPA Vetor Oeste 

tce
created by dji camera

Na tarde de ontem(15), o TCE(Tribunal de Contas do Estado) aprovou por unanimidade a contratação da UPA(Unidade de Pronto Atendimento) Vetor Oeste 24h, no Novo Horizonte. O equipamento atende a mais de 15 mil pessoas por mês, em urgência e emergência, além de realizar cerca de 7 mil exames de diagnóstico por imagem (raio-x e ultrassom) para a macrorregião Oeste. 

“Esse tipo de apontamento é feito toda vez que o avaliador não entende alguma informação. Por isso foi uma questão técnica-administrativa. O contrato e seus termos aditivos foram aprovados, como já era esperado, já que a instituição administradora da UPA conta com todas as certidões que a habilita a gerir equipamento de saúde. Nunca houve mal uso do recurso público”, detalhou o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera. 

A UPA Vetor Oeste está em funcionamento desde dezembro de 2018 e foi essencial durante a pandemia da Covid-19, quando os 14 leitos de observação se transformaram em internação para pacientes acometidos de formas graves da doença. Com o apoio do equipamento e de outras adequações feitas na rede de assistência, foi possível cuidar de todos os doentes de Jundiaí na própria cidade.

De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC), Fernando de Souza, o TCE realizou a revisão do processo. “Foi revisado e o contrato foi considerado regular, por unanimidade dos conselheiros do TCE, pois todas as documentações necessárias constavam desde o início do processo”, reforçou.

No centro – A conhecida como ‘Praça das Rosas’, legalmente denominada Praça Dom Pedro II, bem em frente ao Hospital São Vicente, está em fase final de requalificação. Com jardins, espaços amplos e banheiro completo para uso, o espaço ainda receberá mobiliário como bancos e mesas que servirão de apoio para os acompanhantes dos pacientes que estão nos serviços de saúde, bem como área de descompressão para os trabalhadores. 

A praça é a primeira a receber intervenções a partir do projeto de Requalificação do Centro, que engloba, ao todo, seis praças do quadrilátero histórico municipal. “A Praça Dom Pedro foi a primeira a receber a intervenção exatamente por ser um espaço que oferecerá conforto para os acompanhantes dos pacientes atendidos nos serviços de saúde e também para os trabalhadores, nos horários de descanso. É conforto e qualidade ambiental para a região central”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado. 

Além da praça em frente ao HSV, ainda fazem parte do projeto de Revitalização do Centro, obras no calçadão e a reforma das praças Governador Pedro de Toledo e Marechal Floriano Peixoto, na Matriz, Tibúrcio Estevam Siqueira, no Largo São Bento, e Rui Barbosa, próxima ao Gabinete de Leitura. Ao todo serão 25 ações em diversos aspectos, como urbanístico, segurança, saúde, mobilidade, paisagismo e ações culturais, com investimentos previstos em R$ 50 milhões.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES