AGENDE-SE: Peça de teatro sobre a Serra, Feira do Livro, exposições e dança

teatro

Com tema “Patrimônio vivo – espaço, história e natureza”, o 9º Mês do Patrimônio Histórico e Cultural começa nesta sexta-feira(1º), às 19h, no Espaço Expressa. Entre as diversas atrações previstas para a cerimônia de abertura, a Companhia de Teatro de Jundiaí preparou uma apresentação especial na Sala Santos-Jundiaí de espetáculos, com a encenação da antiga história jundiaiense que envolve os personagens Pituca, Sebastião e Lobisomem.

Situada no bairro do Santa Clara, aos pés da Serra do Japi – importante patrimônio natural da cidade – a história traz a história da destemida Pituca que, ao se deparar com o lobisomem na volta de uma festa junto com suas amigas, sente pela estranha criatura um sentimento diferente. Em vez de temê-lo, a jovem nota em sua figura um detalhe especial que lhe traz uma sensação de proteção; a mesma defesa que o lobisomem garante para a serra.

Sob a direção artística de Carla Candiotto, a cena criada pela companhia, que é um dos corpos artísticos municipais ligados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), mistura à linguagem do Teatro Físico três grandes bonecos do tipo mamulengo, representando o lobisomem, Pituca e seu marido, Sebastião, confeccionados há décadas pela Associação Amigos dos Bairros de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SABS) e gentilmente cedidos à UGC para a apresentação. Além das pesquisas para a nova montagem, o elenco também esteve na casa em que a personagem principal residia, visita intermediada por Suzana Traldi, integrante da associação.

“Uma cidade não é nada sem a sua memória. Por isso, a companhia ficou muito honrada com este convite do Fernando Peche, diretor do Departamento de Patrimônio Histórico, para contar esta história e passá-la para as futuras gerações, e agradecida pelo apoio da SABS e da Suzana. Visitamos a casa da Pituca e, em nossas pesquisas, eu descobri até que a minha mãe, Yone Candiotto, que mora na Santa Clara, foi vizinha dela. Só que toda vez que alguém conta um conto aumenta um ponto, então fica o nosso convite para que o público prestigie a nossa versão desta história de tradição oral”, comentou Carla.

Peche destacou a importância da participação da Companhia de Teatro na programação temática. “Os corpos artísticos municipais da Cultura também são patrimônios de Jundiaí, que reforçam, por meio da produção artística, a valorização da cidade e de sua memória, sempre presentes nas atividades da agenda e dos espaços culturais. Por isso também, em nome da Suzana, agradecemos a todos da associação do bairro pelo apoio e por ter viabilizado os bonecos para esta intervenção artística especial”, comentou.

Durante a cerimônia oficial de abertura, o Departamento de Patrimônio Histórico da UGC também irá apresentar as ações desenvolvidas e as programações previstas dentro do tema desta edição. Também haverá o show musical com a banda São João batista e abertura da exposição da Premiação Fotográfica “Fragmentos do Tempo” e outras exposições temáticas referentes às atividades do mês, como o Festival de Capoeira e o Colóquio do Samba. O Espaço Expressa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760 – antigo Complexo Fepasa.

Com uma série de palestras, atividade temáticas, caminhadas mediadas, festivais, exposições e intervenções artísticas, além do 13º Simpósio sobre o Patrimônio Material e Imaterial, a programação do Mês do Patrimônio segue até o dia 31 de agosto, sempre com entrada gratuita. Todos os detalhes podem ser conferidos em seu site oficial.

Feira do Livro – O Grupo Sol da Cidadania promoverá mais uma edição da tradicional Feira do Livro, neste sábado(2), no Beco do Sol, ao lado da Biblioteca Cidadã(Alameda das Palmeiras, 120 – Vila Alvorada), com o objetivo de fomentar o interesse pela cultura, democratizar o acesso ao livro e promover o movimento literário de Jundiaí e região.

O evento começará às 9h com a Feira do Livro (R$5 cada), artesanato literário e comidinhas. Durante toda a manhã, os visitantes poderão participar de várias atividades, como contação de histórias, rodas de conversa e a grande novidade desta edição: o Escape Room Literário, que transforma livros em uma experiência interativa.

Vários autores de Jundiaí e Região estarão presentes, vendendo suas obras e disponíveis para autógrafos e um bate papo sobre seus livros. Também haverá oficial livre de crochê e Amigurumi e culinária para crianças(brigadeiro no copo). Com o objetivo de fortalecer a economia circular, funcionará neste dia o Brechó da Solidariedade – o já famoso Brechó do Grupo Sol.

Pinacoteca – Para este sábado (02), às 10h, estão programadas as aberturas de quatro novas exposições nos espaços municipais vinculados à Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

SAIBA MAIS SOBRE AS EXPOSIÇÕES CLICANDO AQUI

Na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos), as novas exposições são “Engavetados” e “Janelas e Outros Olhares”. Já na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro), as duas novas mostras são “Quantum – Natureza Intangível” e “Antonio Roseno de Lima – Vida e Obra”. Todas as quatro mostras poderão ser visitadas gratuitamente, até o dia 30 de agosto (sábado).

P.A.Q.U.I.T.A – A Cia. Jovem de Dança apresenta, neste sábado (02), a partir das 19h30, mais um espetáculo gratuito no Teatro Polytheama. Desta vez, o corpo artístico municipal de Dança ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) irá levar ao palco do teatro centenário um programa triplo de coreografias, com “P.A.Q.U.I.T.A. – Passos aleatórios que um impulso te apresenta”, “Hu.ga” e “Entre o corpo e o azul”.

O espetáculo tem classificação livre e o grupo tem direção artística de Alex Soares. Os ingressos gratuitos para o espetáculo poderão ser retirados a partir das 10h30 desta sexta-feira (01), tanto na internet, por meio da plataforma Sympla, quanto nas bilheterias e totens eletrônicos do Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro). Cada interessado poderá retirar até dois ingressos.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES