TERCEIRA ONDA da Covid: Prefeitura de Jundiaí não confirma início

terceira onda

A Prefeitura de Jundiaí, através do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus(CEC), afirma que a cidade vive, nas últimas cinco semanas, um período de platô(estabilização) contando os casos confirmados, internações, média de ocupação diária de leitos e número de óbitos. “Contudo, não é possível afirmar, neste momento, que estejamos no início de uma terceira onda”, explica o CEC através de nota. No total, 84% dos leitos da rede particular estão ocupados. Na rede pública, 60%.

A análise diária do cenário epidemiológico vem sendo realizada diariamente, assim como o monitoramento da ocupação de leitos do sistema hospitalar da cidade, tanto da rede pública como da rede particular. Atualmente, o Hospital São Vicente tem 164 leitos destinados ao tratamento de pacientes Covid-19. No pico da segunda onda, entre março e abril, a cidade chegou a ter 272 leitos ocupados, incluindo os de fora do hospital, como na UPA do Vetor Oeste.

Até agora, Jundiaí tem 41.688 casos confirmados, 1.232 mortes e 3.945 pacientes recuperados.

Novas cepas – Em relação às variantes e a terceira onda, até agora Jundiaí não registra notificações de casos de mutações do vírus. Em fevereiro último surgiram casos suspeitos mas, o Instituto Adolfo Lutz, ainda não deu retorno ao CEC. “Para evitar a expansão da doença, a Saúde mantém o monitoramento de todos os casos para rastrear indivíduos infectados e as pessoas próximas que tiveram contato, além de fazer o isolamento e testagem precoce dos indivíduos. Além disso, está sendo realizada ampla testagem e monitoramento dos casos e serviços pós atendimento aos sequelados pela doença. Desde o início da pandemia, a equipe de Fiscalização Integrada – equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Vigilância Sanitária, Fiscalização do Comércio, Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) e Procon – também tem realizado ações de fiscalização e orientação aos estabelecimentos comerciais e à população”, afirma a nota.

O Comitê afirma que é essencial que a população, mesmo entre as pessoas que já receberam as duas doses de vacina, mantenham os protocolos sanitários de segurança para evitar a transmissão da doença, pois, mesmo vacinado, é possível desenvolver a Covid – sem sintomas – e passar a transmitir a doença caso não sejam adotadas todas as medidas preventivas de saúde (uso de máscara, distanciamento, higienização frequente das mãos).

Região – Na última terça-feira(1º), 91 pessoas procuraram o Hospital de Campanha de Louveira com sintomas da doença. Naquele dia foram confirmados 19 novos casos. O número de casos suspeitos aumentou 54% em relação ao dia anterior. Até aquela data, a cidade tinha 3.367 casos confirmados, 261 suspeitos e 71 mortes e 3.217 pessoas curadas. Não há informação sobre a taxa de leitos ocupados.

Campo Limpo, tinha 4.353 casos positivos e 205 mortes até o dia 1º deste mês. O boletim epidemiológico não informa quantas pessoas se recuperaram. A taxa de leitos ocupados é de 60% para enfermaria e 70% na UTI.

Itupeva contava, até o dia 31 de março, com 3.774 casos confirmados, 104 mortes e 3.649 pacientes recuperados. Setenta por cento dos leitos de UTI estavam ocupados e, na enfermaria, 45%.

Em Jarinu são 2056 casos confirmados, 68 mortes, 1971 recuperados. A taxa de ocupação de leitos não foi divulgada.

O último boletim da Prefeitura de Várzea Paulista é do dia 24 de maio. Até aquele dia, a cidade tinha 6399 casos confirmados, 188 mortes e 5635 recuperados. Não foi divulgada a taxa de ocupação de leitos.

VEJA TAMBÉM:

INCONTINÊNCIA URINÁRIA(PARTE 2): MAIS UM VÍDEO DA GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI