TERCEIRIZAÇÃO DA TI: um fôlego na jornada tecnológica empresarial

terceirização

Para se manterem mais focadas em seu core business, empresas passam a contratar serviços para transferir as atividades relacionadas à Tecnologia da Informação para outras, especializadas neste assunto, desta forma elas conseguem se dedicar mais às tarefas de valor estratégico para o modelo de negócio específico. É a terceirização.

A rápida e constante evolução, obsolescência de ativos tecnológicos, aumento de cibercrimes, dificuldade em manter e gerenciar equipes técnicas especializadas e a digitalização de processos para oferta de serviços, principalmente voltados à venda digital impulsionado por necessidades geradas em período pandêmico são alguns dos motivadores dessa terceirização.

Pesquisa realizada pelo CGI.BR – Comitê Gestor da Internet no Brasil – mostra o aumento do Outsourcing of Things, ou seja, locação de equipamentos como notebooks, impressoras e a terceirização da estrutura de TI corporativa nos últimos anos. Hoje 60% das pequenas empresas e 67% das grandes já optam por este modelo.

De acordo com Gatner, empresa especializada em introspecções de TI, a previsão de gastos globais de consumo em serviços de Cloud Computing – computação em nuvem, relacionado ao armazenamento externo de dados, servidores virtuais e aplicações, abandonando estruturas e servidores físicos locais, devem ultrapassar US$ 480 bilhões em 2022. O cenário de avanço tecnológico no Brasil é positivo, o país ocupa a posição 62 de 131 países em inovação tecnológica, segundo IGI (Índice Global de Inovação).

Diogo Rizzi, formado em administração e filosofia, especialista em gestão de serviços e estratégia de compras dita algumas diretrizes para o sucesso na terceirização, concretização de bons negócios e relacionamento com fornecedores:

1 – Crie um balanço entre custo e qualidade. É recomendado elaborar um processo robusto de qualificação, negociação e contratação de serviços, tendo em vista dados, fatos e aliança de interesses e relacionamento de longo prazo;

2 – Faça mapeamento de processos. Claro, muitas informações são sigilosas, respaldo contratual é chave. Aplicar um contrato de sigilo NDA – Non-Disclosure Agreement – Acordo de Confidencialidade, é um elemento importante. A consultoria deve conhecer tão bem quanto você sobre seu negócio, pois só dessa forma ela poderá, efetivamente, contribuir no mapeamento de processos.

3 – Estabeleça regras de rastreio e manutenção, isto é, elabore formas de acessar códigos e programações, manuais e procedimentos técnicos de um jeito fácil e descomplicado, para em caso futuro precisar fazer uma manutenção. A solução, embora única e terceirizada, deve sempre ser acessível para outros, inclusive para você mesmo como cliente, se um dia for necessário até para uma possível necessidade de migração em caso de troca de fornecedor. Saia de soluções mágicas, as quais ninguém futuramente poderá compreender ou acessar. Novamente, estamos tratando sim de negócios, de dados e fatos, mas tudo isso combinado à um relacionamento de aliança, longo prazo, de confiança e interesse bilateral.

OUTROS ARTIGOS DE RENAN CAZZOLATTO

CRIPTOMOEDAS

REALIDADE ESTENDIDA

SMART CITIES

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

4 – Defina bem prazos de SLA(Service Level Agreement) – Acordos de Nível de Serviço. Ou seja: especificação mensurável e clara de todos os serviços, com metas, termos de compromisso e prazos para atendimento. Realize uma avaliação sobre cumprimento do mesmo constantemente.

Terceirize, permita que alguém especializado nisso lidere junto com você a sua jornada de evolução tecnológica. Afinal, você é quem faz acontecer seus negócios e conhece de seu produto ou serviço. Isso nunca mudará e você passará a ter mais tempo para se dedicar a ele.(Foto: anprotec.org.br)

RENAN CAZZOLATTO

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, especialista em Gerenciamento de Projetos e Gerenciamento de Serviços de TI. Atua em soluções de tecnologia e governança para o setor público e leciona em cursos de nível técnico.

VEJA TAMBÉM

DÊ UM PLAY E CONFIRA O RECADO DA PROFESSORA MARIA CLÁUDIA, DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI