TRANCISTA agora é profissão reconhecida

trancista

O Governo Federal oficializou a inclusão da profissão de trancista na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), sob o código 5161-65. A medida representa o reconhecimento do trabalho de milhares de profissionais que atuam com a arte das tranças em todo o país, fortalecendo a valorização da estética afro-brasileira e promovendo a inclusão produtiva de trabalhadoras, em sua maioria mulheres negras.

Para Vanderlei Victorino, do projeto Trançando Arte Brasil, “o reconhecimento oficial da profissão de trancista é um marco na valorização de quem preserva a memória e a tradição da arte ancestral negra e africana. A inclusão na CBO 5161-65 fortalece quem vive da trança e transmite, de geração em geração, essa cultura de resistência e identidade”. Segundo ele, em Jundiaí e região há cerca de 250 trancistas. Os profissionais cobram entre R$ 60 e R$ 800, dependendo do material usado para trançar, o comprimento da trança e do tempo para realizar o trabalho.

Com a nova classificação, trancistas passam a integrar o grupo de profissionais dos serviços de embelezamento, ao lado de cabeleireiros, barbeiros, manicures, maquiadores e designers de sobrancelhas. O CBO também reconhece outras denominações da atividade, como artesã capilar, trançadeira capilar e profissional das tranças.  

O reconhecimento e formalização da profissão é uma conquista coletiva que fortalece os direitos trabalhistas, combate o racismo estrutural, valoriza os saberes tradicionais afro-brasileiros e é fruto de articulações iniciadas em 2023, com apoio de lideranças políticas e sociais.(Texto: www.ba.gov.br e sp.cut.org.br/Foto: Trançando Arte Brasil)

Empregos – Neste sábado(7), o Centro Universitário UniAnchieta realiza seu 1º Mutirão de Emprego, um evento gratuito e aberto ao público, com o objetivo de conectar empresas da região a candidatos em busca de uma vaga no mercado de trabalho. A ação ocorre das 9h às 13h, no Campus UniAnchieta – Prédio 3, localizado na Av. Odila Azalim, 575 – Portaria 1.

Empresas de diversos setores estarão presentes, oferecendo vagas de emprego, estágios e programas de aprendizagem. O Espaço Jundiaí Empreendedora também participará da ação, oferecendo suporte e informações sobre programas municipais voltados à qualificação e inserção no mercado.

A entrada é gratuita, e não é necessário se inscrever previamente. Basta comparecer ao campus com documentos pessoais e currículo atualizado.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES