O leilão do Trem Intercidades deve ocorrer apenas em janeiro de 2024. A informação é da CBN Campinas. Segundo a emissora, o Governo do Estado divulgou que é necessário reavaliar a sondagem de mercado depois que o projeto ferroviário que vai ligar Campinas a São Paulo ter sido incluído no novo PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do Governo Federal.
No último dia 21 de agosto, em visita a Campinas, o Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, já havia sinalizado que o leilão poderia atrasar. Já a publicação do novo edital segue para este mês de setembro por conta de tratativas para financiamento de R$ 5,4 bilhões junto ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento).
O estado prevê conceder prazo de 100 a 120 dias para que instituições privadas possam analisar o edital, mas garante que os prazos de entrega, trechos em 2029 e 2031, seguem mantidos. O Secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, comentou que o novo edital prevê mudanças. Entre elas, a garantia do financiamento com o banco BNDES.
O Trem Intercidades, entre Campinas e São Paulo, terá 101 km e vai atender também passageiros nas cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos. O tempo estimado do percurso é de 1h e 4 minutos. A tarifa é estimada em R$ 64. Os trajetos serão os seguintes:
Serviço Expresso (Trem Intercidades): São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí;
Serviço Linha 7 Inicial e o Serviço Linha 7-Rubi: conectarão a Estação Barra Funda, em São Paulo, a Jundiaí, e atende às cidades de Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo e Várzea Paulista;
Serviço TIM (Trem Intermetropolitano): irá de Jundiaí a Campinas, e atende também Louveira, Vinhedo e Valinhos.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES