TRIBUNA LIVRE ampliada é instrumento efetivo da população

TRIBUNA LIVRE

Há algumas sessões da Câmara de Jundiaí, temos feito o novo uso da Tribuna Livre. Como é sabido, esse é um espaço democrático para que pessoas da sociedade possam se expressar sobre qualquer assunto, sem restrições, desde que sejam eleitores do município. Os únicos impedimentos deste projeto, criado por lei em 2013, seriam em caso de abuso ou linguagem imprópria utilizada na Casa. Tirando essas cláusulas, a tribuna sempre foi aberta a todos, mas precisava ainda ser conhecida e vista como um instrumento efetivo de participação da população, não restrita a usos repetitivos.

Neste ano, portanto, fizemos uma alteração que amplia a participação – até então de três inscritos por sessão – para quatro e permite maior tempo de intervalo entre os participantes para que não sejam sempre os mesmos a ocuparem a tribuna. Infelizmente, a Câmara foi alvo de desinformação na época da mudança, porém, com mais de um mês de vigência do novo formato, pudemos perceber o quanto de fato novas pessoas subiram ao microfone e puderam dar voz às suas necessidades reais, não ligadas a interesses políticos, como infelizmente acontecia.

Claro que a tribuna sempre foi aberta a todos e isso não impediu que representantes de partidos ou pessoas com interesse eleitoreiro pudessem participar – ela também é direito dos que querem sua projeção ou meios de promoção, no entanto, a maneira sistemática com que alguns utilizavam o espaço dificultava que outros assuntos de igual importância e de preocupação real da população viessem à tona. Temas que, aliás, de fato desafiam os vereadores a agirem em prol dos participantes, que trazem ideias de projetos de lei, de ações em bairros, de melhorias necessárias em serviços públicos prestados na cidade.

A crítica construtiva é o que nos provoca, o que nos move. Mas a crítica pela crítica que vem apenas para desgastar a classe onde alguns querem curiosamente estar não leva ninguém a lugar nenhum, sobretudo, não garante os direitos da população e nem multiplica a força da Tribuna Livre em mais vozes, o que deveria ser buscado por quem defende a democracia.

Com a alteração feita, percebemos a pluralidade que faz jus à tribuna e esperamos que ela seja ainda mais conhecida, que as pessoas procurem saber sobre o Legislativo, que se interessem em discutir as pautas das sessões e, então, somem suas opiniões conosco.

Portanto, faço eu agora uma provocação aos eleitores, aos cidadãos e a todos nós: que possamos conhecer nossos instrumentos de democracia antes da crítica; que façamos uso deles da melhor maneira, com respeito a nós mesmos e ao ambiente em que colocamos nossos representantes. Que saibamos ocupar esse espaço de todos e que levemos essa mensagem, cada dia, a mais pessoas para que a participação seja, de fato, democrática, aberta e eficiente.

As inscrições para participação na Tribuna Livre são feitas em sistema on-line do site da Câmara e rigorosamente acompanhadas, com total credibilidade por servidores concursados da Casa. A ordem de fala é por ordem de inscrição e esperamos que o número de participantes só aumente e nos traga o engajamento necessário a uma sociedade verdadeiramente envolvida na fiscalização de seus problemas, sem vícios que reforçam uma antiga política querendo se fazer de nova. Sejam todos bem-vindos!

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DE INSCRIÇÃO


FAOUAZ TAHA

É vereador na Câmara de Jundiaí pelo PSDB, eleito pela primeira vez nas eleições de 2016. Foi também eleito, em 2018, presidente da Casa de Leis para o biênio 2019-2020. Foi líder do governo municipal em 2017, além de presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo do Legislativo no mesmo ano até 2018. Nascido em Jundiaí, Faouaz é formado em Educação Física pela ESEF e tem pós-graduação em Fisiologia do Esporte pela Unifesp. Antes de ser vereador, teve experiência na gestão pública com participação na Secretaria de Esportes e em centros esportivos da cidade.


 

VEJA TAMBÉM

PARTES DOS GENITAIS PODEM SER PREENCHIDOS, GINECOLOGISTA LUCIANE WOOD?

FEMINICÍDIO É TEMA DE CAFÉ FILOSÓFICO NA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

QUER SABER COMO É A FISK DA VILA VIRGÍNIA. CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES