TRIO MOCOTÓ fará show no Sesc Jundiaí

trio

O Trio Mocotó, o lendário grupo que ajudou a definir o som da música black brasileira na década de 1970, retorna após mais de 10 anos fora dos palcos, e promete uma celebração de sua carreira. Eles se apresentarão no Sesc Jundiaí, no dia 9 de fevereiro, a partir das 20 horas. O show terá duração de 90 minutos.

Vídeo: Trama

O trio é criador de uma fusão única de samba, funk e soul, eles conquistaram um lugar especial no coração dos amantes do groove no Brasil e no mundo. Com sua alegria e carisma contagiantes, os fãs podem esperar um show eletrizante repleto de sucessos dos seus cinco discos. Os principais sucesso do Mocotó são: Pensando Nela(vídeo acima); Kriola; Voltei Amor e Tudo Bem.

Formado em 1968, em São Paulo, o Trio Mocotó foi banda de apoio para nomes como Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Cartola, Paulo Vanzolini, Manezinho da Flauta, além das históricas “canjas” com artistas brasileiros e outros visitantes estrangeiros como Tommy Flanagan, Duke Ellington, Oscar Peterson, Earl Hines, Jon Carter, Michel Legrand e Dizzy Gillespie. Desde 2003, o grupo é formado por João Parahyba Nereu Gargalo e Skowa.

No ano de 1969 a moda havia descoberto as pernas femininas, subindo as saias bem acima dos joelhos. Enquanto a minissaia escandalizava, o joelho feminino ganhava um apelido: mocotó. Como o trio estava sempre brincando com a gíria nova e comentando as belas moças de “mocotós” expostos, começaram a ser chamados informalmente de Trio Mocotó. A gíria “oficial” escondia também uma brincadeira de artistas como Wilson Simonal. O mocotó, para ele, podia designar tanto o joelho, quanto partes íntimas femininas. Mais tarde, Jorge Ben Jor gravaria Eu Só Quero Mocotó. (Foto: José de Holanda)

Corte da Alegria de Jundiaí – A Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes) realiza neste domingo (04), a partir das 15h, a eleição da Corte da Alegria do Carnaval 2024. A escolha dos representantes do Carnaval deste ano será feita durante o último dia da 39ª Festa da Uva e 10ª Expo Vinhos, no Parque da Uva. Não por acaso, a eleição será realizada no Palco do Samba – Uva Bordô, localizado próximo ao Portão do Parque com acesso à avenida Jundiaí.

“Este ano, são 15 os candidatos que concorrem às posições de Rei Momo, Rainha, 1ª e 2ª Princesas, Passista de Ouro e Rainha LGBTQIA+. Como a eleição é uma proposta da Lijunes, puderam se inscrever interessados de toda a região, não só de Jundiaí, e que serão julgados por empresa renomada no segmento. A ideia de fazer a eleição durante o último dia de Festa foi para realizar a passagem simbólica da Chave da cidade da Corte da Uva para a Corte da Alegria eleita”, explicou o presidente da Lijunes, Everson Metal. Veja a programação completa do Carnaval de Jundiaí clicando aqui

Em Campo Limpo – Se depender da energia do Carnaval do ano passado, Campo Limpo Paulista terá novamente uma ótima festa. Com atrações para todas as idades, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, organiza o evento e a animação não vai faltar. Neste sábado (03), além de DJ, Banda de Metais, brinquedos para as crianças, pintura facial e praça de alimentação, o bloco Num Guenta Bebe Leite agitará a Praça dos Estudantes a partir das 14h.

Para o prefeito Luiz Braz, o carnaval além de ser uma festa democrática, na cidade valoriza a participação de fazedores de cultura, incentiva a economia local e o melhor, valoriza a identidade da cidade que foi resgatada nesta gestão. “Realmente, aqui se tornou um verdadeiro destino turístico. Mas nada se compara aos ganhos que os laços comunitários agora têm depois de tantas obras, reformas e claro, muitos eventos e festas”.

Um ícone no município há duas décadas, o Bloco ‘Num Guenta Bebe Leite’ encanta os foliões campo-limpenses desde outubro de 2003. Segundo o presidente do bloco, Maurício Ferreira, mais conhecido na cidade como Maurição, o bloco tem como missão resgatar a essência dos antigos carnavais, prometendo uma festa repleta de samba enredo, axés dos anos 80 e 90 e muitas marchinhas. “Além de proporcionar muita alegria à nossa cidade, todo ano selecionamos um morador local para homenagear. Neste ano, escolhemos o Leleco, por ser um ponto de encontro de várias gerações”, afirma Maurício. Para ver a programação completa do Carnaval de Campo Limpo clique aqui.

Prêmio APCA A Cia. Jovem de Dança de Jundiaí – corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC) – foi escolhida como “Melhor Espetáculo” do renomado Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Artes. O grupo jundiaiense concorreu com “Dança pra Lua”, espetáculo assinado por Ivan Bernardelli e que teve sua estreia no último mês de setembro, no Teatro Polytheama.

Este já é o segundo Prêmio APCA que a Cia. Jovem de Dança vence. Em 2022, o grupo levou a icônica estatueta com a série de vídeos do Mês do Patrimônio gravada em pontos da cidade, na categoria “Projeto, Programa, Difusão e Memória”.

Pinacoteca – Neste mês, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, acontece a exposição coletiva “Dois Mundos entre nós”, reunindo 30 obras inéditas das artistas Silvia Rocha, Cristiane Suiter e Regina Sartori.

A exposição poderá ser visitada de terça-feira a domingo, sempre das 10h às 17h, com entrada gratuita. A Pinacoteca Diógenes Duarte Paes está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), na rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro.

Enredança – Este ano, o tradicional Festival Enredança chega à sua 26ª edição e, para compor a sua extensa programação, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) recebe até o próximo dia 19, as inscrições gratuitas de bailarinos e coreografias interessados em participar. Os interessados, de todo o território nacional, podem se inscrever pelo site do Festival, anexando a documentação necessária e atendendo aos critérios estipulados conforme a Mostra, Categoria e Estilo de que o proponente deseja participar.

A edição deste ano do Enredança será entre os dias 11 e 21 de abril, com apresentações das Mostras Paralela e Competitiva, workshops e outras atividades temáticas. Desta vez, a programação será realizada no Teatro Polytheama, no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), na Sala Glória Rocha do Centro das Artes, no Maxi Shopping, além de escolas da rede municipal e em centros comunitários da cidade.

As categorias desta edição serão: Infantil (de seis a oito anos), Juvenil I (de nove a 12 anos), Juvenil II (de 13 a 16 anos), Adulto (de 17 a 39 anos) e 40+ (40 anos ou mais). Já as modalidades serão: Clássico de Repertório (Variação e Paz de Deux; Grand Pas de Deux e Grand Pas de Trois; e Conjunto de Repertório), Clássico Livre e Neoclássico, Contemporâneo, Dança Esportiva, Dança de Salão, Danças Populares e Folclóricas, Dança Urbana, Jazz e Sapateado Americano.

Pela Mostra Competitiva, estão previstas ainda premiações em dinheiro que podem chegar a até R$ 2 mil, destinadas ao bailarino ou à bailarina revelação, melhor bailarino ou bailarina, melhor conjunto, melhor coreografia e a coreografia escolhida por voto popular. Mais informações podem ser obtidas no edital UGC nº 01/2024, no site do Festival, no site da Cultura, pelo e-mail enredanca@jundiai.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4589-6800.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES