A Unidade de Gestão de Educação(UGE), da Prefeitura de Jundiaí, publicou chamada pública para credenciamento de operadoras para prestação de serviços de acesso à internet móvel para alunos da rede municipal e professores. A UGE pretende fornecer internet de graça para melhorar a aprendizagem na Emebs e Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos(CMEJA). Através de um chip, estudantes, pais e professores poderão acessar uma plataforma de ensino. O investimento anual previsto é de pouco mais de R$ 528 mil.
Segundo nota da unidade, a chamada pública está de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que prevê igualdade de condições para acesso e permanência na escola e garantia de padrão de qualidade do ensino. “A partir da contratação, propostas educacionais em ambiente virtual poderão ser acessadas por estudantes e professores sem prejuízos ou limitações por planos de dados e falta de wi-fi. É uma forma de mitigar a dificuldade de acesso à internet, garantindo igualdade de realização das propostas pedagógicas nas escolas ou nas residências. Para isto é necessário um dispositivo com acesso a um chip de telefonia ativo em um dispositivo androide e o aplicativo Túnel do Saber, que regulamenta e distribui os dados a serem disponibilizados pela UGE”, informou.
A unidade gestora lembra que a pandemia de Covid e o isolamento social teria prejudicado o aprendizado não fosse o uso da tecnologia. No entanto, nem todos os estudantes têm internet em suas casas. “As desigualdades tecnológicas dos alunos foram estudadas detalhadamente no período de ensino remoto e percebeu-se a necessidade de ações para reduzir seus reflexos. Dar condições de acesso às plataformas virtuais de aprendizado é uma ação urgente para continuar com a educação de excelência oferecida pela rede municipal de ensino”, conclui a nota.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES