João Paulo Zequin, o JP, tem 16 anos, é tímido, está no segundo ano do Ensino Médio do Colégio Santa Felicidade, em Jundiaí. Seria um garoto comum não fossem os mais de um milhão de seguidores de seu canal no Youtube. Para ser exato, 1 milhão e 110 mil pessoas – principalmente crianças – que acompanham JP – em sua paixão pelo jogo ‘Minecraft'(ilustrações abaixo).

A entrevista com João Paulo, que aos poucos está se tornando mais uma celebridade da internet:

Jundiaí Agora – Quando começou seu interesse por jogos?

JP – Meu interesse por games surgiu desde que ganhei meu Playstation 2 no meu aniversário de seis anos, a partir daquele dia me apaixonei por jogos e me arrependo até hoje de ter vendido o videogame em 2009 para comprar os da nova geração! (Hahaha)

E seu interesse pelo Youtube?

Meu interesse pelo Youtube surgiu em consequência dos jogos que mais usava, buscava “Gameplays”, “Dicas” e tudo relacionado ao jogo e foi ai que comecei a me interessar pela plataforma do Youtube

Quando decidiu unir os dois?

Em 2011 criei meu primeiro canal no Youtube, no qual eu era completamente inexperiente com os vídeos. Postava por diversão e com pouquíssima frequência. Neste canal conquistei 3.900 inscritos, o que para min era muito. Mas em 2014 resolvi criar outro canal e prometi que tentaria dar meu máximo pra fazê-lo ir pra frente. No começo realmente foi difícil. Este novo canal criado é o que tenho atualmente chamado “JP Plays” onde resolvi forcar no jogo que mais gosto “Minecraft”. Posto outros jogos de vez em quando. Mas o foco principal é este game, que possibilita infinitas criações, aventuras e diversas outras coisas.

eve apoio dos pais? Dos irmãos?

Desde o começo tive um certo apoio, mas sempre de uma forma equilibrada. A prioridade sempre foi a escola e se sobrasse tempo, o canal. Hoje tento levar os dois como prioridade.

SEGUIDORES

Quando começou alguém disse que era bobagem?

Desde o começo no primeiro canal, boa parte das pessoas falava que não iria pra frente, que era perda de tempo. Nunca fui de dar bola…

O que você respondia?

Não me lembro…


LEIA TAMBÉM:

INTEGRANTES DE ESCOLA DE DANÇA EMBARCAM AMANHÃ PARA REPRESENTAR JUNDIAÍ NOS ESTADOS UNIDOS


Falaram na escola que você é tímido. Como supera isto?

Sim realmente sou um pouco tímido. Tento melhorar, inclusive o Youtube me ajuda muito com isso, mas é completamente diferente falar com as pessoas e falar com uma câmera por exemplo. Acho bem mais fácil com a câmera (haha). Acredito que ser tímido não é algo que tenho que perder e sim controlar. Eu controlo bem até…

Como é feita a produção? Tem um roteiro? Você conta com a ajuda de alguém? Quanto tempo leva?

A produção dos vídeos varia muito. E uso um programa de gravação e outro de edição. Não conto muito com roteiro. Apenas me baseio antes de gravar, através de fóruns, sites e até mesmo videos com temas parecidos com aquele que quero faze. Em geral gasto um total de 30 a 40 minutos para realizar todo esse processo. A gravação é sempre o que mais demora mais devido aos erros e até por conta dos ruídos de fundo, como motos na rua, caminhão de gás! (hshshs). E faço tudo sozinho.

SEGUIDORES

Você é o único no Youtube que trata deste assunto?

Com certeza não sou o único que trato desde assunto, existem diversos canais com conteúdos parecidos com o meu, mas como disse, Minecraft é um jogo com infinitas possibilidades seja contar histórias “Machinimas” (Como a galera costuma chamar), tutoriais de como fazer ou construir certas coisas, sobrevivência, mini-games, servidores online para jogar com amigos, sem contar os “addons” e “mods” que você pode baixar para adicionar mais conteúdo ao jogo.

Quantos seguidores você tem?

Atualmente estou com um milhão cento e dez mil inscritos.

Já pode ser considerado uma celebridade do Youtube?

Não sei se sou considerado uma “celebridade”. Não sei como isso é medido. Talvez para o meu público, composto de crianças, eu seja…

Já foi reconhecido na rua?

Sim, recentemente descobri que três garotos da minha rua acompanham o canal. Já fui reconhecido em um evento da minha escola onde vinham pessoas de fora e também por uma turma de uma escola na bienal em São Paulo

SEGUIDORES

Ganha dinheiro com essa experiência?

Sim, gero receita com meus videos

Pretende fazer disto uma profissão ou quer fazer uma faculdade e atuar em outra área?

Acredito que já seja minha profissão, pelo menos enquanto estiver dando certo. Pretendo fazer alguma faculdade, talvez voltada para essa área de vídeo, áudio visual, algo relacionado…


SERVIÇO

Para ser mais um dos milhares de seguidores de JP, anote aí:

Inscreva-se: https://goo.gl/n3B4qX