A DAE Jundiaí pretende construir uma Central Geradora Hidrelétrica(CGH) na represa de acumulação. Segundo a diretora de Assuntos Regulatórios e Novos Negócios da DAE Jundiaí, Ingrid Graziele Reis do Nascimento, “a energia gerada pela usina será utilizada para abater o consumo de unidades da empresa”. O projeto está em fase de elaboração e espera-se a geração entre 650 e 900 MWh anuais.
O edital confirmando a elaboração de um projeto básico para implantação da CGH foi publicado na edição do último dia 19 da Imprensa Oficial do Município. A empresa contratada é a JFVB Engenharia, Gerenciamento e Execução de Obras. Não foi divulgado o valor do contrato nem a estimativa de quanto a usina de energia custará.
Ingrid explicou que a central está sendo projetada no descarregador da represa de acumulação, em tubulação por onde passa o volume de água que abastece a represa de captação. Para a execução da obra, será necessário a conclusão do projeto, licenciamentos e aprovações, bem como definidas questões orçamentárias e realização de processos de contratação, com previsão de implantação física para 2025.
Segundo o site da Abrapch(Associação Brasileira de PCHs e CGHs) a usina que deverá ser construída na represa gerar de 0 até 5MW de energia. O Brasil conta com 703 unidades de CGHs em operação instaladas em todo seu território, que representam 717.223 kilowatts (kW) de potência instalada. Já as CGHs devem ter obrigatoriamente, entre 5 e 30 megawatts (MW) de potência, além de 13 km² de área de reservatório no mínimo.
Além da CGH na represa, também há um projeto concluído e licitação em andamento referente à Central Geradora Fotovoltaica (CGF) na sede da empresa, com estudos para outras centrais fotovoltaicas e pequenas gerações a partir de pontos com excedente de pressão nas redes de distribuição de água. A CGF ficará no estacionamento dos funcionários, na sede da DAE e deverá gerar aproximadamente 1500 MWh anuais, para ser consumida em unidades de baixa tensão da empresa.(Foto: CGH Nicolau Klüppel, Parque Barigui, Curitiba/Abrapch).
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES