70% dos internados com COVID em Jundiaí não têm vacinação completa

vacinação completa

De acordo com a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde(UGPS) e a Vigilância Epidemiológica(VE) da Prefeitura de Jundiaí, 70% dos internados com Covid-19 não contam com a vacinação completa, ou seja, as três doses recomendadas pelo Ministério da Saúde. O percentual refere-se ao período entre 1 e 17 de janeiro e compreende os leitos de hospitais públicos e privados da cidade. Nesta quinta-feira(20), o Hospital São Vicente cancelou as cirurgias eletivas por causa do aumento de casos de Covid e gripe(saiba mais abaixo)

No total, 198 pessoas foram internadas em decorrência da Síndrome Respiratória Aguda Grave(SRAG). Destas, 52 pacientes estão nos hospitais com Covid. Dezenove deles não receberam nenhuma dose da vacina. Seis são crianças(lembrando que a imunização para este público começou no último dia 14). Dois internados tomaram apenas uma dose. Quinze pessoas receberam duas doses e 16, têm a vacinação completa.

Trinta e um pacientes(60%) têm 60 anos ou mais. Vinte e um(40%) têm menos de 60 anos. Entre todos, 52% apresentavam comorbidades, indiferentemente da idade.

Em Jundiaí, atualmente, 98.956 pessoas estão com aplicação da vacina contra Covid-19 atrasada: 15.173(segunda aplicação) e 83.783(dose de reforço).

Leitos – Com relação à ocupação dos leitos, os 53 leitos disponíveis na rede pública são híbridos, ou seja, possíveis de alteração para atendimento em alta complexidade a qualquer necessidade.

Atualmente a taxa de ocupação é de 85% na rede pública. Segundo a UGPS, “as adequações são feitas conforme a necessidade, contudo, é essencial que a população mantenha as medidas de proteção e prevenção individual, ou seja, higienização frequente das mãos, uso de máscaras e evitar aglomerações”.

Já na rede privada, 44% dos leitos (uso comum e Covid) de UTI estão ocupados. As informações referentes a leitos podem ser acessadas clicando aqui.

As pessoas que não contam com a vacinação completa e já alcançaram o prazo para a aplicação devem procurar um dos postos disponíveis, que podem ser consultados no site da Prefeitura de Jundiaí.

A Vigilância Epidemiológica não recebeu novas notificações do laboratório Adolfo Lutz sobre a identificação de novas cepas.

Cancelamento – Apesar de o percentual de agravamento entre os casos da COVID-19 ser de 1% do total de positivos para a doença, com o aumento exponencial dos atendimentos nas Unidades Sentinelas e Prontos Atendimentos Exclusivos, o crescimento entre as internações é sentido no Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV), que desde o final de dezembro do ano passado precisou ampliar o número de leitos dedicados às Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) em 30% e cancelar as cirurgias eletivas já agendadas para manter o acolhimento às demandas de Urgência e Emergência, que formam o grande fluxo de atendimento do hospital de alta complexidade que atende Jundiaí e Região Metropolitana (RMJ).

O cancelamento de cirurgias eletivas no HSV faz parte do Plano de Capacidade Plena (PCP) do hospital, implantado emergencialmente em função do aumento no número de casos de SRAG com necessidade de internação hospitalar, consequentemente necessitando do aumento de leitos de internação em isolamento. Em decorrência da necessidade, estão canceladas as cirurgias eletivas até o dia 1º de fevereiro. Somente a partir desta data e com avaliação do cenário pandêmico, será possível ter novas definições sobre tais procedimentos. Estão sendo mantidas somente as cirurgias de pacientes internados e de urgência. Para outras informações clique aqui. Atualizada às 12h05 de 20/1/22)

VEJA TAMBÉM

ESPAÇO PARA ERRAR AJUDA NAS DESCOBERTAS, AFIRMA EX-ALUNO DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS E DIVERSÃO

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI