Se depender dos vereadores Gustavo Martinelli e Leandro Palmarini, quem estacionar nas vagas destinadas a idosos e deficientes em estabelecimentos comerciais passará vergonha. Eles fizeram um projeto conjunto que será votado na próxima sessão (27). Será o terceiro item da pauta e prevê que os dados do carro sejam anunciados pelo sistema de som do comércio em cinco minutos. Se isto não ocorrer, o veículo será guinchado. O fato será anunciado mais uma vez.
Assim que os funcionários perceberem o automóvel na vaga acontecerá a comunicação. Até o texto foi elaborado pelos dois vereadores: “O proprietário do veículo(inforar a marca), placas (informar as placas), estacionado irregularmente em vaga para idosos/deficientes, é convocado para retirá-lo do local em cinco minutos sob pena de remoção”.
Se o automóvel não for retirado, os responsáveis pela loja acionarão o guincho. Segundo a proposta, o serviço de som será usado mais uma vez comunicando assim que o carro for retirado.
Na justificativa, os vereadores afirmam que o projeto tem caráter educativo e não punitivo já que passará por situação constrangedora para retirar o carro de onde não deveria ter sido deixado. Por outro lado, a partir do momento em que o guincho for acionado, o efeito será mais incisivo já que afetará o motorista moral e socialmente. Sem contar que ele terá de pagar pelos serviços do guincho.
O prefeito Luiz Fernando Machado terá um veto total e um projeto votados. O veto refere-se ao projeto do vereador Arnaldo Ferreira de Moraes que autoriza o morador a estacionar veículo próprio defronte da garagem de sua residência. Já o projeto altera lei para modificar a prorrogação dos contratos de trabalho para atender necessidade temporária de excepcional interesse público.
O vereador Wagner Ligabó apresentará projeto que altera lei para assegurar às pessoas com mobilidade reduzida, com deficiência visual, a idosos e a mulheres casos de embarque e desembarque dos ônibus fora dos pontos de parada, para prever, nos veículos, adesivo com a informação. Antônio Carlos Albino quer a criação do programa ‘Empresa Amiga da Saúde. Já o vereador Edicarlos Vieira vai propor a instituição do ‘Programa de Incentivo ao Cultivo Comunitário e Familiar de Flores Ornamentais’.
VEJA TAMBÉM
VEREADOR DE JUNDIAÍ VAI DISPUTAR CAMPEONATO BRASILEIRO DE MOTOCROSS
Os vereadores Rafael Antonucci e Cícero Camargo da Silva também fizeram um projeto a quatro mãos. Eles querem mutar lei que criou o Programa de Incentivo às Hortas Comunitárias e Familiares para prever a permissão de uso de parte de praça pública.
A regulação de emissão de receitas médicas odontológicas é a proposta do vereador Arnaldo Ferreira de Moraes. Cícero Camargo da Silva também terá votado projeto que cria ‘Campanha de Prevenção e Combate à Depressão’. A criação da ‘Semana do Mutirão de Limpeza, sempre na primeira semana de junho, é o projeto do vereador Adriano Santa dos Santos que será votada na próxima sessão. (foto acima: www.somapisos.com.br)