Férias, calor, criançada louca para se divertir. Não dá para ficar em casa, né? Então, vamos ‘dar umas bandas’ por uma Jundiaí que não existe mais, hein? Começando por um cineminha. Em 1986, no Marabá, na rua do Rosário, estava passando “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”. Quer assistir?

Voltando 40 anos no tempo, os futuros associados da Esportiva, na rua XV de Novembro, acompanhavam atentamente a construção da piscina. Hoje, a sede central não existe mais. (Foto Janczur)

Na mesma época, em frente à então igreja matriz, no centro, havia um chafariz. As pessoas paravam para olhá-lo de tão bonito que era. Não deixava de ser um passeio pela bucólica Jundiaí daqueles anos de guerra(Foto Janczur)

Em compensação, nos anos dourados, a década de 1950, a rua 11 de Junho, em pleno centro da cidade, não tinha movimento de carros. O Clube Jundiaiense já estava lá, à direita. Ao fundo é possível ver a região do Retiro e a Serra do Japi.

Mas se você não é sócio de nenhum clube, sem problemas. Um passeio no Parque da Uva deixava qualquer crianças empolgada. Na foto acima, Roseli e Roberto Lopes Ferigato empinam um “Papagaio” na concha acústica, nos idos dos anos 1970. A concha foi demolida 20 anos mais tarde para reforma de todo o parque. (Foto: Família Rosane Lopes Ferigato)

Outra prova que nem sempre dinheiro é sinônimo de diversão. Sabe a praça da Bandeira? Sim, onde está o Terminal Central atualmente? Ali funcionou o Parque Municipal Manoel Aníbal Marcondes, chamado de ‘parcão’. Tinha até piscina, além de campo de futebol e quadra de basquete. Quer dar um mergulho?

Coitados dos pais que levassem os filhos ao Parque da Uva e não os deixassem brincar no parquinho por algumas horas. Era só chororô. A estrutura da foto ganhou o apelido de ‘Aranha’ e ‘Quebra-Cabeças’. Foi instalada em 1969 e ficou ali até a reforma do parque. Quem não se dependurou aí que levante o braço!(Foto José Macan)

Por falar em parque, como esquecer o do Corrupira, o santuário dos piqueniques dos jundiaienses???

VOLTE AO PASSADO CLICANDO AQUI

Mas também tinha brincadeira perigosa. Em 1986, alguns garotos foram fotografados nadando no ‘redondão’, o laguinho do trevo da avenida Jundiaí com a via Anhanguera…

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES