Vapes e narguilés causam grande dependência, afirma PAIT

vapes

O Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), da Prefeitura de Jundiaí, vem sendo realizado desde agosto de 2007. Entre as iniciativas do PAIT está o acompanhamento de usuários de cigarro convencional, assim como de quem utiliza o cigarro eletrônico. O programa tem recebido, mensalmente, pessoas que usam os chamados vapes e os narguilés com grau de dependência alto. Inclusive, em decorrência do uso dos cigarros eletrônicos entre os jovens e o fato de não associarem o uso deles e do narguilé ao tabagismo, uma série de palestras está sendo realizada para esse público em escolas. Hoje é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo.

Não há diferença de tratamento, embora pesquisadores da Faculdade Federal de Santa Catarina tenha encontrado substância semelhante à anfetamina em 10 amostras diferentes. A equipe de saúde atua, ao longo de oito encontros, a partir de ações coletivas e individualizadas e, havendo a necessidade, é feita a entrega de medicamentos. De maneira permanente, esses grupos ocorrem no Núcleo Integrado de Saúde – NIS – (avenida Carlos Salles Block, 74 – 4º andar), todas as quartas-feiras, às 14h, e na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396, no Complexo Argos), todas as segundas-feiras, às 18h, e as terças-feiras, às 9h30. Em setembro, dias 3 e 9, serão iniciados grupos na Biblioteca Municipal, respectivamente, às 9h30 e às 18h. Já no dia 18, nova turma começa no NIS, com encontros às 14h, e no dia 20, na UBS Santa Gertrudes (rua Alice Guimarães Pelegrini, 780), às 14h.

Durante o ano, também são realizados encontros nas Unidades Básicas de Saúde e Clínicas da Família. Os interessados podem procurar os serviços para informar o interesse em ingressar no programa e verificar as turmas. Para participar, basta levar o cartão de cadastro da UBS e o CPF.

A equipe do PAIT também faz palestras; capacitações voltadas aos profissionais de saúde para o adequado acolhimento, aconselhamento e acompanhamento do tabagista e em campanhas para alertar sobre os prejuízos causados pelo uso dos cigarros.

O PAIT de Jundiaí é reconhecido no Estado como modelo de controle ao tabagismo, tendo auxiliado aproximadamente 10 mil pessoas. Neste mês, no próximo dia 29, o programa comemorará 17 anos e para marcar o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo, os participantes se reunirão no auditório do Parque da Cidade e farão uma caminhada, a partir das 14h.

Doenças respiratórias e as cardiovasculares estão entre as complicações que podem ser causadas pelo uso dos cigarros, seja o tradicional ou eletrônico.

Proibido – Sobre a venda dos cigarros eletrônicos, a Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) informa que a comercialização dos cigarros eletrônicos é proibida no País, devendo ser denunciada às Vigilâncias Sanitárias municipais, indicando o nome do estabelecimento e o endereço. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou carta ao Senado Federal relatando preocupação caso os dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), conhecidos como cigarros eletrônicos ou vapes, sejam liberados no país. O Congresso Nacional, pretendia votar no último dia 20 o Projeto de Lei (PL) 5008, que trata do tema. A proposta foi retirada da pauta do dia.

Em Jundiaí, para denunciar a venda de vapes é preciso ligar para o 156 ou através da Ouvidoria Municipal. Até o momento, a Vigilância Sanitária não registra denúncias. No caso de vendedores ambulantes, quando constatada a venda, a mercadoria é apreendida e descartada no Geresol.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES