VÁRZEA: Festa das Orquídeas tem início. Rota Turística é lançada

várzea

Na manhã desta sexta-feira (19), a 18ª Festa das Orquídeas de Várzea Paulista foi aberta oficialmente, no Clube de Campo da Cica. Além de enaltecer a orquídea, a solenidade entrou para a história, com o lançamento oficial da Rota Turística das Orquídeas: Caminhos de Várzea Paulista, a primeira rota turística da cidade. Autoridades da cidade e região prestigiaram a cerimônia. A festa, realizada pela Prefeitura e Associação Orquidófila de Várzea Paulista, traz uma programação abrangente, até domingo (21), com uma homenagem à Holanda, país das flores, mais de 350 espécies de orquídeas em exposição e muita cultura, e shows de artistas da região e de renome nacional.

***

Após a apresentação dos Hinos Nacional e de Várzea Paulista, feita pelo Coral Municipal e Banda Musicarte (escola municipal de música e arte), as autoridades enalteceram a tradição da festividade, o caráter histórico da criação da primeira rota turística e a grande representatividade das orquídeas para o município. O descerramento da placa da rota e o desenlace da fita, para abrir o Pavilhão de Exposição e Vendas, encerraram a solenidade inaugural.

O prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, exaltou a importância da festa e a tradição do evento, e desejou uma festa harmônica e de boa convivência. “Esta festa é a cara da nossa cidade: acolhedora, criativa e cheia de vida. Em várzea paulista, as orquídeas são histórias, memórias vivas que resistem ao tempo. Foi aqui que a BLC Várzea Paulista (orquídea criada pelo laboratório do orquidário Biorchids, em homenagem à cidade) floresceu”, afirmou. “Da paixão dos colecionadores, brotou uma festa. Da festa, brotou a tradição. Hoje, mais do que cores, as orquídeas são elos, cultura, pertencimento. Elas emolduram o nosso encontro”.

O gestor municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Júlio Pardal, destacou a importância dos trabalhos dos gestores executivos municipais de Cultura e Turismo, William Paixão, e de Esporte, José Antônio da Silva, e da união das duas pastas executivas para o sucesso de eventos como a Festa das Orquídeas. Além de reconhecer o trabalho de todos os servidores envolvidos, também enalteceu a importante atuação de cerimonial da Prefeitura e idealizadora da Corte das Orquídeas, Maria Ozana de Oliveira, em toda a organização. “Após muitos anos atuando pela Prefeitura, tenho agora uma responsabilidade maior, por ser o gestor de uma pasta tão importante. É muito gratificante. Desfrutem a festa. Obrigado!”, declarou.

A presidente da Associação Orquidófila de Várzea Paulista, Lucilene Jacob Calore, agradeceu às autoridades e demais envolvidos e enalteceu a parceria com Prefeitura. “Esta festa é especialmente para todos vocês”, disse ao público presente.

O vice-prefeito de Várzea Paulista, João Paulo de Souza, fez questão de enaltecer a orquídea, o progresso da festa e a evolução da cidade. “É uma alegria ver a cidade representada pelas orquídeas. Graças à Prefeitura e Associação Orquidófila, conseguirmos melhorar a cada ano. A orquídea, assim como a cidade, precisa de muito cuidado para crescer, cuidado que temos dado à nossa cidade na administração professor Rodolfo Braga”.

Venha curtir a Festa das Orquídeas! Com a expectativa de reunir aproximadamente 30 mil visitantes, a festa se consolida como um evento tradicional e um espaço de celebração da identidade local, reunindo música, cultura, gastronomia e turismo, inclusive com a conquista da inédita Rota de Turismo das Orquídeas, em uma programação pensada para a família inteira.

Uma importante novidade é o passeio turístico guiado que integra a recém-lançada Rota Turística das Orquídeas – Caminhos de Várzea Paulista. O itinerário percorrerá pontos históricos e culturais do município, como a Casa da Memória, Estação Ferroviária, Orquidário e a tradicional empresa de panetone Romanato, antes de retornar ao espaço da festa. Com duração aproximada de 30 a 40 minutos, o passeio busca valorizar a história e a identidade da cidade.

O lançamento da Rota Turística das Orquídeas marca um novo capítulo para Várzea Paulista. Com identidade visual própria, planejamento técnico e metas de médio e longo prazo, a iniciativa busca consolidar o turismo como eixo de desenvolvimento. Além de movimentar a economia criativa, a proposta pretende estimular o pertencimento da população, gerar empregos, valorizar a cultura e fortalecer a imagem da cidade no cenário regional.

A festa ocorre de hoje até domingo (21), sempre das 10 às 20 horas, no Clube de Campo da Cica (Estrada do Mursa, nº 473-699 – Sítio do Mursa).

***

Entrada e transporte público – A entrada é gratuita, mas a Prefeitura reforça a importância da doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível ou produtos de higiene pessoal, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade. O objetivo é aliar cultura, lazer e solidariedade em um mesmo espaço.

Para facilitar o acesso, o público também poderá contar com transporte alternativo. O tradicional trenzinho funcionará das 12h às 20h, com saída da Praça Castro Alves (s/n) e destino ao Clube da Cica, em um percurso de cerca de 30 minutos.

Já quem optar pelo transporte público terá à disposição linhas especiais que sairão da Praça Céu (Rua João Póvoa, s/n) em direção ao local da festa. A medida busca ampliar a mobilidade dos visitantes e garantir mais comodidade durante os dias do evento.

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES