O perfil do eleitorado de Várzea Paulista, traçado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em dados atualizados até fevereiro de 2026, revela uma cidade com a força feminina e o amadurecimento dos votantes. A cidade conta com 85.407 cidadãos aptos a votar em outubro próximo. No total, são 44.820 eleitoras (52,5%) e 40.560 homens (47,5%). Trinta e dois moradores usam nome social. .
O nível de instrução do eleitorado de Várzea aponta para uma concentração na formação básica. O maior grupo é formado por cidadãos com o Ensino Médio completo, que somam cerca de 30,8 mil pessoas. No entanto, a base da pirâmide ainda é larga: somados, os eleitores com Ensino Fundamental incompleto e aqueles que apenas leem e escrevem ou são analfabetos chegam a aproximadamente 21,2 mil. Em contrapartida, os eleitores com Ensino Superior completo representam uma fatia menor, de 7,2 mil pessoas.
No quesito inclusão, 1.150 eleitores declararam algum tipo de deficiência. Destes, a maior parte (520 pessoas) possui limitações de locomoção. Outros 210 cidadãos contarão com recursos visuais e auditivos específicos nas urnas. O peso do “voto experiente” é outro fator que deve acentuar as discussões disputa por votos. Os eleitores com mais de 60 anos já somam 15.420 cidadãos.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES










