O veto do prefeito Gustavo Martinelli ao projeto 14.642/2025, que cria o serviço de velório virtual em Jundiaí, poderá ser derrubado na sessão desta terça-feira(14). A proposta é do vereador Zé Dias. O velório contará com sistema de transmissão de imagens por câmeras em tempo real. Segundo o parecer feito pela Procuradoria Jurídica do Executivo, o projeto não respeita a separação de poderes e criará obrigações à Prefeitura.
Segundo o texto do parlamentar, as imagens deverão focalizar o rosto da pessoa falecida; a urna, a partir dos pés, mostrando o corpo; as pessoas que estiverem na sala. “Não queremos que este projeto substitua o abraço, nem o coletivo, tampouco visto como qualquer tipo de profanação moral ou religiosa, mas queremos trazer a possibilidade de encurtar distâncias”, afirma o parlamentar.
CLIQUE AQUI E LEIA O VETO NA ÍNTEGRA
O projeto prevê que o acesso às imagens transmitidas se dará através de senha exclusiva fornecida somente à família da pessoa falecida, por meio de programa próprio, em página eletrônica elaborada para o respectivo velório. A transmissão das imagens do velório deverá ter a concordância dos familiares e não poderá ser gravada. A plataforma digital deverá permitir a interação entre os participantes, possibilitando mensagens de condolências.
Segundo Zé Dias, o velório virtual permitirá que familiares e amigos participem da cerimônia, independentemente de onde estejam. “Esta é uma solução inclusiva, quebrando barreiras geográficas, oferecendo conforto aos enlutados mas também se alinha com as restrições de mobilidade impostas por situações extraordinárias, como a pandemia da Covid-19 e não estamos alheios a acontecimentos similares. Nos dias atuais, os velórios que outrora viravam a noite, hoje são de máximo de três a quatro horas, por vezes dificultando a chegada dos familiares que moram em outras localidades”, argumenta o vereador.(Foto: Divulgação/Eduardo Gusmão Barros/G1)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES