O Dia das Mães, segunda melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal, acontece neste ano em meio à quarentena decorrente da pandemia de covid-19, com grande parte dos estabelecimentos comerciais de portas fechadas. Na data que garantia margem de lucro em maio, durante o atual cenário, o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), prevê queda de 39% nas vendas da temporada com prejuízo estimado na ordem de R$ 238 milhões.
Para calcular o recuo de vendas na data comemorativa, o Sincomercio contabilizou o desempenho de cinco segmentos que, habitualmente, registram altas nesse período: lojas de móveis e decoração (-93%); eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamento (-80%); lojas de vestuário e calçados (-72%). A fonte dos dados primários é a Secretaria da Fazenda de Jundiaí.
“É uma perda muito grande e significativa que abala seriamente a economia da cidade. É uma queda muito brusca no faturamento das atividades mais sensíveis ao Dia das Mães, em relação ao mesmo período no ano passado”, avalia Edison Maltoni, presidente do Sincomercio.
Para Maltoni, esse período de crise terá reflexos econômicos profundos, que vão dificultar a retomada das atividades em padrões adequados no médio prazo. Desta forma, ele orienta que os empreendedores devem buscar alternativas para manter a liquidez e o fluxo de caixa. Para isso, pode-se fazer um levantamento de estoque, diminuir a margem de lucro e realizar promoções.
“É fundamental buscar canais alternativos de vendas como as vendas delivery, internet e outros meios alternativos. Pequenos comerciantes também podem se juntar para compartilhar mailings e mercadorias por consignação. Outra opção viável é que os vendedores atuem remotamente por meio de chats online. Também é possível disponibilizar vouchers com descontos atrativos para consumo posterior. É hora de se reinventar”, ressalta o presidente do Sincomercio.
Ações de estímulo – Com o lema “Deixe o amor te contagiar”, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e o Sincomercio lançaram para o Dia das Mães uma campanha de estímulo as vendas no comércio local. Entre as ações estão a veiculação nas redes sociais e em carros de som da mensagem de estímulo ao consumo o nos estabelecimentos comerciais do Centro e dos bairros de Jundiaí
Segundo Maltoni, outro reforço das entidades para incentivar as vendas na data são as ofertas de produtos e serviços na plataforma o ‘Classificados Jundiaí’ (www.iidetecclassificados.com.br) , promoções em segmentos diversos no site Vale Mais Jundiaí (www.valemaisjundiai.com.br) que disponibiliza vouchers aos consumidores e o sorteio de uma TV Smart 32 polegadas da Samsung pelo Instagram @valemaisjundiai(Foto: Marco Antônio Moro)
VEJA TAMBÉM
COMO A VACINA CONTRA A GRIPE PODE AJUDAR NO DIAGNÓSTICO DO CORONAVÍRUS?
OS 103 ANOS DA ESCOLA PROFESSOR LUIZ ROSA
NA FISK DA RUA DO RETIRO TEM CURSO DE LOGÍSTICA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES
PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI