Sessão da Câmara de Jundiaí terá PITADA gastronômica

A sessão desta noite, na Câmara Municipal de Jundiaí, terá uma pitada gastronômica. O vereador Faouaz Taha está preocupado com a exposição de alimentos ultraprocessados nos estabelecimentos comerciais. Já Paulo Sérgio Martins quer câmeras em comércios que não tiverem acesso visual à cozinha.

Taha quer que alimentos calóricos, com excesso de sal e açúcar, fiquem acondicionados em prateleiras com altura superior a um metro do chão. Segundo ele, isto restringirá o acesso das crianças a este tipo de comida. O vereador cita em sua justificativa o Perfil Nutricional da Organização Pan-Americana de Saúde, inclusive o que pode ser considerado como ‘consumo consciente’ destes alimentos. Se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito Luiz Fernando Machado, os estabelecimentos terão 30 dias para se adaptar a ele.

Paulo Sérgio Martins quer alterar lei que prevê cuidados higiênicos no comércio de alimentos para consumo imediato, para exigir circuito interno de monitoramento quando não houver acesso visual à cozinha. Monitores serão colocados em pontos de fácil visualização para que os clientes vejam o que está acontecendo na cozinha de restaurantes, lanchonetes e bares.

Para o vereador, as câmeras proporcionarão mais segurança para os consumidores que poderão ver como o alimento está sendo preparado. Se a proposta for aprovada e sancionada, os comércios que lidam com alimentos e não contam com acesso dos clientes às cozinhas, terão 180 dias para instalar as câmeras.

VEJA TAMBÉM:

DOIS PROJETOS DO PREFEITO SERÃO VOTADOS HOJE

PROPOSTA CRIA PROGRAMA EMPRESA AMIGA DA EDUCAÇÃO