Integrantes da Associação de Moradores e da Rede Social da vila Ana, em Jundiaí, divulgaram documento onde repudiam ‘estudo’ feito pela Prefeitura de Jundiaí para unificar os serviços de saúde do bairro e do Anhangabaú. Através da assessoria de imprensa, a Prefeitura negou a informação. De acordo com o site do Executivo, a Unidade de Saúde da Família da vila Ana funciona, na verdade, na rua Fausto Leonidas Bocchino, 250, no jardim Paulista (foto acima).
Conforme o texto dos moradores, segundo a proposta apresentada, a USF Vila Ana seria fechada e os serviços transferidos para a Unidade Básica de Saúde do Anhangabaú. “Nós moradores da região, usuários desse serviço, não aceitamos essa mudança e lutaremos pela manutenção da nossa Unidade que foi conquistada com muito esforço e hoje conta com um excelente trabalho, fazendo com que a população local se sinta plenamente acolhida e atendida em suas necessidades no tocante aos serviços ali disponibilizados”, afirmam.
Além do atendimento médico, explicam os moradores, a Unidade conta com diversos programas de promoção da qualidade de vida como Ginástica, Zumba, Palestras e Orientações preventivas, atividades culturais, entre outros. “O local hoje significa um espaço de convivência dos moradores e demais usuários, visto que o bairro não conta com equipamentos públicos. Toda a atenção oferecida, desde a prevenção até o tratamento, foram conquistas da comunidade e dos profissionais que ali atuam, sempre de forma responsável, porém sem deixar de lado o sorriso e a palavra amiga. Entretanto com a mudança proposta, todo esse trabalho será extinto”.
A nota da Associação dos Moradores e Rede Social da vila Ana afirma ainda que “outro ponto que merece destaque, é com relação à mobilidade, embora sejam bairros “vizinhos” a UBS do Anhangabaú, não é tão próxima da Vila Ana, o que dificultaria irremediavelmente o acesso ao equipamento, inclusive e principalmente dos idosos e mães com crianças de colo, que em sua maioria, não dispõem de condução própria. A unidade Vila Ana é referência em Jundiaí pelo ótimo atendimento, então não há motivos para fechar e interromper um trabalho desses e sim, pensar em melhorias para a unidade, como mais médicos e a Construção da sede própria no território de abrangência da USF Vila Ana.
VEJA TAMBÉM
ARTISTAS CITAM JUNDIAÍ EM CARTA PELA DEMOCRACIA
A PARTIR DE NOVEMBRO, SEGURANÇA NA SERRA DO JAPI SERÁ INTENSIFICADA
Prefeitura – No final da tarde de ontem, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) afirmou que não é verdadeira a informação sobre a unificação e ou fechamento da UBS Ana. Somente foram realizados estudos, ainda no início do ano, com relação à rede de atendimento de Jundiaí.
O projeto para unificação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ana com UBS Anhangabaú foi apenas estudado, não sendo apresentado para análise dos Conselhos (Municipais ou das UBSs). Qualquer modificação na rede exige a aprovação dos conselhos para ser colocada em prática, situação que não ocorreu.