Em Campo Limpo, combate à violência sexual contra crianças e jovens

violência

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social realiza uma programação especial em alusão a Campanha Maio Laranja, que marca a data 18 de maio, como o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Entre as ações contra a violência, estão rodas de conversa com profissionais de várias áreas, como do Esporte, Cultura e Educação e conteúdo de conscientização nos canais oficiais da Prefeitura. Uma das ações ocorreu logo na manhã da última segunda-feira (16), com o grupo de idosos, que participou da palestra realizada pela Secretaria de Esporte e Lazer, com o tema ‘Conscientização e Proteção às Crianças’.

A professora do esporte que acompanha os idosos para diversas modalidades, Lucianie Esperança, diz que é muito comum ouvir relatos dos alunos da terceira idade, que cuidam de netos e bisnetos para ajudar os familiares na rotina de trabalho. E não pensou duas vezes em convidar eles para participarem do bate papo de abertura. “É importante todos os grupos saberem como lidar com situações de violência em crianças e adolescentes. E nada melhor do que a prevenção e orientação para esse público também”, garante a professora.

Julieta Isabel Abreu Botelho, 69 anos, foi uma das participantes da palestra e garantiu que a manhã foi de muito aprendizado. “Devemos sempre ficar atentos aos sinais que crianças e adolescentes dão quando se sentem coagidos. Esse é um tema muito importante e a palestra foi sensacional”, diz Julieta.

Outras ações – Na manhã de hoje17), das 9h às 11h, os alunos da Unidade de Gestão de Cultura participaram de um bate papo sobre conscientização e proteção das crianças e adolescentes. O evento ocorreu nas salas que eles já praticam outras atividades, no Centro Cultural, que fica na Av. Alfried Krupp, 1025. Dando sequência no evento, no dia que marca a data específica, nesta quarta-feira (18), o dia todo haverá conteúdos de conscientização nos canais da Prefeitura (facebook e Instagram). E para encerrar as ações, na quinta-feira (19), às 9h30, os psicólogos da educação, Rafael Favarin e Michele Gutierres, farão uma palestra online aberta ao público, com transmissão pelos canais oficiais da Prefeitura: Facebook ou Youtube.

A Assistente Social da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Angela Gonçalves, garante que todas as ações que forem trabalhadas sobre esse tema têm o intuito de oferecer proteção às crianças e adolescentes e que há sinais de alerta que podem ser reconhecidos. “Muitas vezes as vítimas têm vergonha e medo de falar o que acontece. Mas é necessário abordar esse assunto com elas, ouvir e denunciar. Quanto antes identificar a violência, denunciar e direcionar os afetados para atendimento com profissionais, menores serão os danos”, afirma a assistente social.

Canais de denúncia – A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social do município oferta serviços de fortalecimento de vínculos e socioassistenciais, com atendimento de crianças e adolescentes. Só no ano passado (2021), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), registrou 23 casos de negligência e abuso sexual infantil. Já este ano, em apenas cinco meses, nove casos foram registrados. E qualquer pessoa que esteja com suspeita ou até mesmo presencie violências contra crianças e adolescentes, podem colaborar denunciando. Os meios são vários, seguros e anonimatos. Veja abaixo as opções de canais na região:

Creas: (11) 4812-6886

Disque 100

Conselho Tutelar de Campo Limpo Paulista: (11) 4039-4762

Delegacia de Polícia de Campo Limpo Paulista: (11) 4039-1499

Polícia Militar: 190

Polícia Federal: 181

Noites Frias – A Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social e em parceria com a ONG Regenerando, precisou antecipar para esta quarta-feira, 18 de maio, a operação Noites Frias(foto acima), que visa prestar acolhimento à moradores de rua nas noites em que a temperatura na cidade ficar abaixo de 13ºC.

“A ação já estava prevista para acontecer a partir do dia 1º de junho mas, por conta dessa frente fria que está chegando, vamos antecipar a ação”, diz a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Vera de Lourdes Gonçalves.

A Prefeitura vai auxiliar na abordagem e condução dessas pessoas para o abrigo e disponibilizou um veículo para que todos cheguem ao local com segurança. Essa busca ativa já começa na quarta-feira a partir das 18h30 e vai encaminhar os acolhidos até a sede da ONG Regenerando. Todos passarão por uma série de cuidados como banho, refeições, corte de cabelo e atendimento psicológico. Os acolhidos passam a noite e são liberados na manhã do dia seguinte.

PAT – O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Campo Limpo Paulista abre inscrições para a 1ª oficina de capacitação para quem está desempregado. A oficina acontece no dia 30 de maio, das 8h30 às 12h e será conduzida por Welder Santiago, que é responsável pelos atendimentos sociais no PAT e esta primeira capacitação será em torno da preparação para entrevistas. A palestrante convidada é Micheli Rosa, Analista de Recursos Humanos da Ad´Oro.

“A oficina visa orientar e capacitar os trabalhadores que encontram-se em situação de desemprego, desde a elaboração de currículo a como se comportar nas entrevistas”, diz Patrícia Gomes, responsável pelo PAT na cidade.

Ao todo, estão disponíveis 30 vagas e as inscrições podem ser feitas de 23 a 27 de maio, no PAT -Avenida Alfried Krupp, 995 – Jardim América, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. Os participantes receberão certificados de participação.(Atualizada às 17h30 de 17 de maio de 2022)

VEJA TAMBÉM

TRILHA DAS ÁGUAS: DAE E PREFEITURA FARÃO EVENTO NO DIA DO MEIO AMBIENTE

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI