Confira o que abre e fecha em Jundiaí na VIRADA DO ANO

Por conta do ponto facultativo da segunda-feira(31) e do feriado 1º de janeiro, que é o Dia da Confraternização Universal, alguns órgãos públicos d e Jundiaí terão os horários de funcionamento alterados. Confira, abaixo, o funcionamento detalhado dos serviços durante nesta virada do ano:

Paço Municipal – O Paço não tem expediente nesta segunda (31) e terça (01), e volta ao atendimento normal na quarta-feira (02), às 8h.

Cultura – O Museu Histórico e Cultural e os jardins do Solar do Barão (rua Barão de Jundiaí, 762) e o Museu da Cia. Paulista (avenida União dos Ferroviários, 1760, Complexo Fepasa) ficam abertos no domingo (30) até as 16h e permanecem fechados na segunda (31), para limpeza e manutenção, e na terça (01), por conta do feriado. Ambos reabrem na quarta-feira (02), às 10h. Já a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109, Centro) permanece fechada para manutenção até o dia 02 de janeiro. O espaço reabre no dia 03 de janeiro, às 10h. O Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176) também permanece fechado e retoma sua agenda em 19 de janeiro. A Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro) também reabre somente em janeiro.

PAT – O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Jundiaí, que fica na Rua Zacarias de Goes, 530, Centro, permanece fechado nesta segunda (31) e terça-feira (01) e reabre na quarta-feira (02), às 8h.

Esporte e Lazer – Os 20 complexos esportivos municipais permanecem fechados na segunda 31 de dezembro e terça-feira 01 de janeiro, voltando ao horário de funcionamento normal na quarta-feira (02).

Educação – As Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), o Centro de Línguas e de Tecnologia da Informação, o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos Prof. Dr. André Franco Montoro (CMEJA) encontram-se em período de férias para os alunos. Já a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot não terá expediente desde este sábado (29) até a terça-feira 01 de janeiro e retorna ao funcionamento normal na quarta-feira (02).

Procon – O expediente do Procon Jundiaí, que fica na rua Barão de Jundiaí, nº 153, Centro, permanece fechado nesta segunda (31) e terça (01) e reabre na quarta-feira (02), às 8h.

DAE – A DAE Jundiaí não terá expediente nesta segunda 31 de dezembro e terça-feira 01 de janeiro. Em caso de emergência, os munícipes podem entrar em contato com a empresa pelo 0800-133-155. Os Postos de Atendimento da DAE nos bairros Vila Hortolândia (rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500, Vila Hortolândia), Centro (rua Zacarias de Goes, 255), Eloy Chaves (avenida Benedicto Castilho de Andrade, 369) e Ponte São João (avenida São João, 611) seguem o mesmo expediente. Na quarta-feira (02), o atendimento retorna às 8h. Já o Posto do Poupatempo (avenida União dos Ferroviários, 1760) permanece fechado no sábado (29), na segunda (31) e na terça-feira (01) e reabre na quarta-feira (02), às 12h.

Fundo Social – Também não funciona nesta segunda (31) e terça (01) e retoma o atendimento nesta quarta-feira (02), às 8h, na avenida Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, Anhangabaú.

Fumas – A Fundação Municipal de Ação Social de Jundiaí (Fumas), que fica avenida União dos Ferroviários, 2222, não terá expediente nesta segunda (31) e terça-feira (01). O atendimento será retomado nesta quarta-feira (02), às 8h.

Parques – Os parques municipais seguem com seus funcionamentos normais. O Jardim Botânico fica aberto das 8h às 18h; o Parque da Uva, das 7h às 18h; o Parque Eloy Chaves, das 7h às 19h; o Parque Botânico Tulipas, das 6h às 19h; o Parque Antônio Garcia Machado (Jardim do Lago), das 6h às 19h; o Bosque do Jardim Copacabana, das 6h às 19h; Parque do Engordadouro Ângelo Costa, das 6h às 19h; Parque do Morada das Vinhas José Roberto Mota “Barroca”, das 6h às 19h; e a Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), das 7h30 às 17h. A exceção é o Parque do Trabalhador (Corrupira), que não tem expediente às segundas e terças-feiras. Já o Parque da Cidade fica aberto na segunda (31), das 6h30 às 14h, com entrada permitida até as 13 horas, e permanece fechado na terça-feira (01).

Saúde – As Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família, Ambulatórios, CAPS 1, CAPS 2 e o CAPS Infanto-juvenil estarão fechados entre os dias 29 a 31 de dezembro e retomam o atendimento na quarta-feira, 02 de janeiro. Já o CAPS AD fica aberto 24 horas, apenas para acolhidos. As unidades de Pronto-Atendimento (PA) seguem o cronograma: os PAs Retiro (rua Maria Lúcia de Almeida, 100) e Vila Hortolândia (avenida Prefeito José Castro Marcondes, 510) funcionam todos os dias, das 7h às 18h. Já o PA da Ponte São João (rua Santo Antônio, 191) funciona todos os dias, das 7h às 18h, exceto nos dias 30 de dezembro e 01 de janeiro, em que permanece fechado. As situações de urgência devem ser dirigidas para o PS do Hospital São Vicente de Paulo (adultos) ou Hospital Universitário (gestantes, crianças e adolescentes), PA Central (praça Dom Pedro II, Centro) e UPA 24H Vetor Oeste, em período integral.

Feiras e varejões – Não haverá feiras e varejões na segunda (31), quando já não são realizados, nem na terça-feira (01). Na quarta-feira (02), serão realizados o varejão diurno no Jardim do Lago, as feiras livres na Ponte São João e vila Hortolândia e o varejão noturno do Eloy Chaves. Já o varejão noturno da Agapeama não será realizado.

Coleta de lixo – Os serviços de coleta e varrição não serão realizados na terça-feira 01 de janeiro, como já ocorre há mais de dez anos, a fim de que os trabalhadores da limpeza urbana possam confraternizar com os seus familiares. Os cronogramas de coletas orgânica, seletiva cata-treco e seletiva reciclável podem ser consultados no site da Prefeitura.

Linhas de ônibus – Na segunda-feira (31), ponto facultativo da véspera de ano novo, as linhas do transporte público de Jundiaí irão operar com tabela horária referente aos sábados. As linhas que seguem, no entanto, operam com tabela normal com horários de segunda a sexta-feira, por conta do atendimento a indústrias e hospitais e de linhas de interligação com grande demanda. São estas as linhas:

  • 545 (Residencial Jundiaí II – Terminal Eloy Chaves);
  • 564 (Bom Jardim – Terminal Cecap);
  • 579 (Jardim Novo Horizonte – Terminal Eloy Chaves);
  • 712 (Jardim Guanabara – Terminal Vila Arens);
  • 721 (Terminal Central – Terminal Vila Arens via Jardim Bonfiglioli);
  • 928 (Terminal Central – Terminal Rami, com a adequação já prevista);
  • 937 (Expresso Jardim das Tulipas – Terminal Central);
  • 947 (Terminal Eloy Chaves – Terminal Hortolândia);
  • 953 (Terminal Colônia – Terminal Central);
  • 956 (Terminal Colônia – Terminal Cecap);
  • 968 (Terminal Cecap – Terminal Rami);
  • 974 (Terminal Hortolândia – Terminal Eloy Chaves via Distrito Industrial).

Já na terça-feira 01 de janeiro, feriado do Dia da Confraternização Universal, todas as linhas funcionam com tabela horária referente aos domingos e feriados.As tabelas horárias de todas as linhas também se encontram disponíveis no site da Prefeitura e nos terminais urbanos municipais. Até fevereiro, algumas linhas terão seus horários alterados. Já o acompanhamento em tempo real dos veículos em circulação pode ser feito pelo aplicativo CittaMobi disponível para smartphones Android e IPhone. (Foto principal: Artur Henrique)