CARNAVAIS do passado. Por incrível que pareça, a folia era assim

Você pode não acreditar. Mas, os Carnavais de Jundiaí eram assim: a folia acontecia dentro dos salões da forma mais respeitosa possível. As marchinhas eram as músicas preferidas. Funk nem existia. Felizes dos ouvidos daquele tempo que iam para o Carnaval e se deliciavam com as tradicionalíssimas marchinhas. Também tinha blocos. Mas, não eram nada parecidos com os de hoje. Parece chato? Os mais antigos dirão que era uma folia maravilhosa.

Todos os clubes organizavam bailes e matinês. O Grêmio C.P. fazia a festa na sua sede do centro, assim como o Clube Jundiaiense. O São João, Nacional, Caxambu, Uirapuru lotavam seus salões. O Tênis Clube sempre teve o hábito de fazer seu Carnaval uma semana antes que os outros clubes.

Até a década de 80, os desfiles das escolas de samba eram realizados no centro da cidade, em plena rua do Rosário. Eram tempos em que ninguém sonhava que os blocos, onde todo mundo brinca sem pagar nada, praticamente acabariam com os bailes e matinês dos clubes.

O professor Maurício Ferreira, do Sebo Jundiaí, selecionou fotos dos Carnavais de antigamente. Os mais jovens certamente vão estranhar. Os mais velhos sentirão muita saudade. A foto principal é um registro Bloco da Ponte. O ano era 1951 e os foliões passavam pelo viaduto São João Batista que tinha sido inaugurado no final do ano anterior.

A foto acima foi tirada em 1933. Interessante ver a seriedade da criançada em plena folia de Momo.(Foto: acervo Juliana Perri)

Em 1936, o Bloco de Carnaval “Marujos do Rio Guapeva” desfilam na Rua do Rosário(Foto Ideal Jaczur)

Em 1959, no Clube Jundiaiense, as crianças da família Mesquita se divertem na matinê

CARNAVAIS

A folia tomava as ruas da cidade na década de 1960

Carnaval no Clube Anhangabaú nos anos 1970(Arquivo Mercedes Gestich Gemi)

Bloco de Carnaval em 1976

Em 1977, o saudoso folião Carlos Viotti brincava com uma novidade que estarreceu o mundo: o bebê de proveta

PARA MAIS JUNDIAÍ DE ANTIGAMENTE CLIQUE AQUI

Sede central do Grêmio C.P., 1978(Arquivo Sandra Nereida Crepaldi)

Em 1985, os bailes da Associação Esportiva Jundiaiense bombavam

Mais uma da Esportiva: Matinê de 1995, com grupo Atecubanos(Arquivo: Eduardo Godoy)

VEJA TAMBÉM

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA