DOEIN, a rede que aproxima as pessoas no mundo real

Uma das características das redes sociais é aproximar quem está fisicamente distante e, ironicamente, distanciar quem está por perto. As pessoas perdem horas e horas vendo a vida dos outros sem se dar conta que estão deixando de prestar atenção nos parentes e amigos. O engenheiro jundiaiense Alexandre Henrique Rodrigues, de 31 anos, decidiu criar uma rede social que lidasse com este antagonismo. Surgiu a Doein que tem como objetivo aproximar as pessoas para que possam fazer e compartilhar coisas que gostam no mundo real. O Jundiaí Agora conversou com Rodrigues(foto principal e abaixo):
Por que decidiu criar esta rede social?
Sem demagogia nenhuma, acreditamos que a vida tem sentido quando o resultado do nosso trabalho traz uma melhora significativa no cotidiano das pessoas. Dessa definição, houve uma busca por trazer algo que pudesse realmente fazer pessoas mais felizes. Como acreditamos que pessoas são felizes quando fazem o que gostam, nasceu a ideia de criar uma rede social de coisas para fazer. Desse modo, pessoas farão o que gostam com mais frequência e, por consequência, melhorarão suas vidas. Assim, acreditamos que traremos essa melhora que perseguimos.
Qual o nome? 
O nome da nossa rede social é Doein. Doein carrega fonema semelhante à palavra inglesa doing. Ele remete a ação de fazer, indicando ser uma rede social de coisas para fazer.
Qual o endereço eletrônico?
Então, o objetivo da Doein é aproximar as pessoas…
O objetivo é fazer com que seu usuário sempre encontre pessoas para fazer o que gosta, desde esportes a até encontrar pessoas para simplesmente almoçar. Todo conteúdo seguro à família é permitido.
De quanto foi seu investimento?
Algo em torno de R$ 100 mil entre horas de trabalho, equipamentos e contratação de alguns serviços necessários.
Custa caro mantê-la?
O custo de manutenção inicial não é elevado. Entretanto, o custo aumenta conforme o número de usuários.
Os usuários pagam?
Não. É totalmente gratuito. Basta fazer o cadastro.
Se não pagam, como a rede sobrevive?
Como em algumas outras rede sociais, a monetização ocorre por meio de espaço publicitário dentro do aplicativo e website. Estamos inclusive em busca de parceiros nesse momento.
Por se tratar de uma rede social, não é antagônico que ela mire em encontros reais?
Esse é um ponto interessante. Hoje existem estudos que redes sociais que não promovem interações reais deixam as pessoas mais propícias a desenvolver doenças relacionadas à ansiedade. Curiosamente a nossa rede soluciona esse problema usando a própria ferramenta de rede social para isso. É semelhante àquela história do veneno da cobra que é usado para curar o próprio veneno. Além desse fator, estudos da Duke University Medical e da Oxford Academic apontam que pessoas socialmente isoladas tem de duas, três vezes mais chances de desenvolver doenças fatais. Hoje, porém, não podemos dizer que seja antagônico. Existem outras redes sociais como às redes de relacionamento, por exemplo, que já exercem a função de interação real.
Existe alguma outra rede que faça isto? Ou é uma ideia genuinamente brasileira?
Existem redes similares como redes de eventos grandes, redes para criação de grupos locais fixos e redes para eventos em viagens. Entretanto, a ideia de uma rede social de encontros para pessoas fazerem o que gostam é 100% original e brasileira. Pelo menos até hoje não encontramos nada com proposta no mesmo formato.
Quais os tipos de encontros? Namoro? Jogos? barzinho?
Os principais doeins são os de esportes (como jogar futebol, vôlei, basquete) e doeins de passeios curtos (como dar uma volta no parque, sair para jantar ou comer algo). O usuário pode filtrar a categoria preferida por meio de hashtags.
Quantos encontros já promovidos?
Chamamos de doeins os encontros para fazer algo que a pessoa goste. Hoje temos mais de 8100 doeins entre doeins reais e sugestões. Algumas dezenas de encontros já foram concretizadas.
Esta no ar há muito tempo?
O site está no ar desde julho de 2018 para testes internos. A versão antecipada aberta ao público foi ao ar em Janeiro-2019.
Quantos usuários vocês têm?
Como estamos numa fase inicial é um volume bem inferior ao das grandes redes sociais do mercado.
Qual o perfil do usuário? 
Esse perfil divide-se por categoria. Na categoria esportes nosso público é mais masculino. Já na categoria passeios o perfil predominante é feminino. A faixa etária dominante são usuários entre 18-35 anos.
Tem muita gente de fora de Jundiaí participando?
Hoje o número maior de usuários fora de Jundaí está concentrado na capital paulista. Mas já temos usuários em todas as regiões do país.
Qual o futuro da sua rede social?
A visão é que o Doein atinja mais de 100 milhões de usuários em poucos anos. Esse número parece grande, mas se compararmos à outras redes sociais do mercado passa a ser compatível, principalmente se observamos a dimensão do problema solucionado.