JAZZ: Sesc 24 de Maio faz homenagem a grandes clássicos

O Sesc 24 de Maio – No centro de São Paulo – vai dar um grande presente para os amantes do Jazz. Entre os dias 17 e 19 de janeiro o local abrigará no seu teatro a execução na integra por músicos brasileiros de três clássicos do gênero.

O primeiro disco homenageado será o “Time Out”. Lançado em 1959 pelo The Dave Brubeck Quartet, ficou conhecido mundialmente pelo pioneirismo em utilizar compassos inusitados no jazz (5/4 usado no sucesso “Take Five”, por exemplo). Essa obra prima se tornou um dos discos mais vendidos em todos os tempos e é uma referência no estilo. Para se ter noção da importância do trabalho, “Time Out” é um dos discos mais importantes na vida do baterista dos Paralamas do Sucesso João Barone.

Já na sexta-feira, dia 18, é a vez de um dos discos que moldou o que ficou conhecido como “free jazz”. Em 1964, John Coltrane, que já era um nome altamente conhecido na cena musical, se trancou no estúdio que tinha em sua casa e só saiu de lá algumas semanas depois com o clássico “A Love Supreme” desenhado em sua cabeça. Considerado por muitos críticos como um dos maiores discos de jazz já gravados, Coltrane rege uma missa de 33 minutos com o seu saxofone entoando logo na primeira faixa os dizeres “A love supreme, a love supreme, a love supreme, a love supreme…”.

Para fechar essa celebração, nada mais apropriado do que homenagear o maior trompetista de todos os tempos. Em 1959, Miles Davis já era Miles Davis. Marrento como só ele podia ser, o cara entrou nos estúdios da Columbia em Nova Iorque e gravou a “Kind of Blue”, o disco definitivo do jazz. Com uma banda recheada de talentos (John Coltrane no saxofone, por exemplo), o trabalho, que neste ano completa 60 anos de lançamento, continua sendo obrigatório em qualquer coleção de discos que se preze.

PARTICIPE

TRÊS PARES DE INGRESSOS PARA A ANIMAÇÃO ‘COMO TREINAR SEU DRAGÃO 3’. CLIQUE AQUI E CONFIRA!

Para os interessados, os ingressos variam entre R$ 9,00 (credencial Sesc) e R$ 30,00 (valor de inteira) e estão sendo vendidos em todas as unidades do Sesc. Uma chance única de aproveitar música da mais altíssima qualidade, portanto não percam essa chance.

Dia 17: Time Out – originalmente gravado por The Dave Brubeck Quartet.

Dia 18: A Love Supreme – originalmente gravado por John Coltrane.

Dia 19: Kind of Blue – originalmente gravado por Miles Davis.


DANIEL ABREU

Jornalista graduado pela Universidade Paulista e trabalha na área de comunicação