Fundação SERRA DO JAPI: Ministério destaca ações

fundação

O trabalho de educação ambiental realizado pela Fundação Serra do Japi foi destacado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O vídeo “Conhecendo a Serra do Japi” é resultado de um projeto para crianças da Fundação Serra do Japi, onde a produção foi viabilizada por meio do do projeto “Olhos da Serra”. A ação se soma ao relançamento de um gibi que também é usado nas atividades de educação ambiental realizada pela Fundação Serra do Japi.

Ao todo, foram destacados 48 trabalhos de todo o Brasil que abordam temas como florestas, ambiente urbano, biodiversidade, povos e comunidades tradicionais e qualidade ambiental. A lista das produções selecionadas está disponível neste link.

“Esse vídeo mostra a importância de termos múltiplas ferramentas para comunicação com crianças, jovens, adolescentes e adultos, independentemente da faixa etária, sobre a importância da Serra do Japi. A ideia é, cada vez mais, ter um conjunto de materiais que falem sobre a relevância da Serra e a necessidade de preservação”, disse a superintendente da Fundação Serra do Japi, Vânia Plaza Nunes.

Os critérios de seleção do Ministério incluíram a conformidade com a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), o alinhamento com as demais políticas de meio ambiente e a qualidade técnica de som e imagem.

Guia temático – A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) lançou o guia “Turismo de Raízes – Cultura Italiana”, uma publicação com atrativos turísticos, roteiros temáticos, opções gastronômicas, curiosidades e mais de 30 eventos, que destaca o legado dos imigrantes italianos em diversos municípios do estado. Jundiaí é destaque, com menção à Rota da Cultura Italiana e também a Festa Italiana de Jundiaí, realizada no bairro da Colônia.

Jundiaí cresceu 166% em número de estabelecimentos agregados em uma década. Dos 30 espaços dedicados ao turismo rural em 2013, a cidade passou a contar com 84 em 2024. O crescimento reflete na economia, com a geração de mais empregos e renda para o setor. Segundo dados da Prefeitura, Jundiaí recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano, com consumo médio de US$ 70 por pessoa/por dia. A cidade é tricampeã do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo Rural.

A variedade de atrações de turismo rural e interesses pelas rotas turísticas da cidade, que são oito, pode ser conferida no site do Turismo Jundiaí. O guia elaborado pelo Governo do Estado pode ser acessado clicando aqui.(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

VEJA TAMBÉM

PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES