MÚSICA, antídoto atemporal ajuda a enfrentar a crise

MÚSICA

A música sempre esteve presente em nossa vida e não existe registro que date o seu surgimento, mas podemos observar que desde as primeiras pinturas rupestres existem relatos de instrumentos musicais.  Ela permite que nosso cérebro e nossa coordenação motora se ativem, trazendo sentimentos como amor, alegria, paz. Ela nos faz tão bem que existe um ditado popular para quando algo muito bom acontece, que diz: “Isso soa como música aos meus ouvidos”.

Relacionada diretamente com a cultura dos países, os povos possuíam músicas que retratavam seu estilo de vida, suas crenças e até seus rituais. Ao longo dos tempos, com a globalização e o avanço tecnológico, a música foi ganhando mais espaço; hoje conhecemos culturas, idiomas e embarcamos para vários lugares diferentes apenas pela melodia. Através das composições encontramos a inspiração, força e a superação que precisamos para nossos dias.

É comum que ao tocar uma música ativemos lembranças em nossa mente e nos transportamos para o além do estado físico, viajamos dentro do nosso subconsciente revivendo momentos, pessoas, lugares… Neste momento que estamos atravessando, a música tem sido fundamental e se tornou nossa companheira. E, através dela, hoje conseguimos transpassar nosso agradecimento, carinho e bons presságios para as pessoas. Ela tem construindo sentimentos, nos ajudando a refletir no momento presente.

A música possibilita o encontro da cura que mais precisamos, a cura da nossa alma. Basta uma boa música para nos desligarmos dos dias conturbados que estamos atravessando e embarcarmos em nossa imensidão interna. Não é à toa que o filósofo Nietzsche disse que “sem a música a vida seria um erro!”.

A música é usada também como forma de protestos, solidariedade, integração. Não é de hoje que vemos grandes festivais que visam a ajuda humanitária, como, por exemplo, o Live Aid, Live 8. Nos dias de hoje não é diferente; com todos os problemas socioeconômicos que vivemos – e que com a pandemia mostrou ainda mais a sua fragilidade –, são muitos os artistas que têm realizado lives em suas casas com o propósito de arrecadar alimentos.

Artistas famosos, regionais, juntos em um gesto de ceder um pouco de seu trabalho para proporcionar alegria, descontração para todos nós, que neste momento cumprimos o distanciamento social, nos conectando em uma causa maior.

OUTROS ARTIGOS DE ROBERTA PERES

FIZEMOS PLANOS MAS AS PRIORIDADES MUDARAM…

BARREIRAS PARA O AMOR NÃO EXISTEM

À DISPOSIÇÃO DO BEM E DO MAL. A ESCOLHA É NOSSA

DESCONSTRUINDO PARA CONSTRUIR

Pelo mundo todo é possível ver o grande impacto da música para as pessoas. Vemos músicos que são vizinhos fazendo parcerias que antes poderiam ser improváveis, pessoas cantando nas sacadas de suas casas, festas aonde cada pessoa fica em seu apartamento, mas a descontração é para todos. E podemos nos emocionar com apresentações especiais como a de um artista cantando para uma igreja vazia. Quantas mensagens de esperança têm sido transmitidas para nós!

Aproveite o que a música pode transmitir, conecte-se com ela, com você, com o seu interior, busque sentimentos na sua essência para enfrentarmos essa fase. Isso vai passar!(Foto: radios.ebc.com.br)

ROBERTA PERES

Formada em Gestão de Recursos Humanos, Eneagrama, conhecimento em técnicas de PNL, com carreira desenvolvida em liderança e desenvolvimento humano. 

VEJA TAMBÉM

IMUNIDADE: REMÉDIOS NÃO PREVINEM CORONAVÍRUS

ONZE FOTOS PARA MATAR A SAUDADE DA ESCOLA DO PROFESSOR LUIZ ROSA ROSA

FISK DA RUA DO RETIRO OFERECE SOLUÇÃO BILÍNGUE PARA ESCOLAS

ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI