Na última segunda feira, 29, o Jornal Nacional apresentou matéria especial sobre o reaproveitamento de entulhos da construção civil que é realizado em Jundiaí. Segundo a matéria mais de 80% dos municípios brasileiros não tratam adequadamente seus entulhos e isto acaba trazendo problemas ambientais, de saúde pública e desperdício financeiro. Jundiaí foi apresentada como uma exceção a regra brasileira, um bom exemplo a ser seguido.

Quando assumimos o governo de Jundiaí em 2013 criamos na cidade este Programa de Reaproveitamento dos Entulhos apresentado na TV Globo. Era bastante o usado  e incluía a modernização dos equipamentos no Geresol (Central de Gerenciamento de Resíduos) e do ampla participação das  empresas de caçamba na cidade.

O que tínhamos até então era um amontoado de entulhos no Geresol e uma quantidade enorme de entulhos espalhados pela cidade, causando problemas ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Com isso  as milhares de toneladas de entulho produzidas por ano  não tinham qualquer controle  e muito menos uma  destinação adequada.

Mudamos esta realidade. Criamos um sistema de monitoramento das caçambas na cidade através de um mapa digital, com fiscalização e sabíamos a situação de cada uma na cidade. Um sistema moderno e um dos mais inovadores do País. Em março de 2016 o nosso sistema foi destaque em Belo Horizonte num Encontro Nacional que tratou do tema.

Instalamos os chamados Ecopontos na cidade, locais preparados tecnicamente para receber o entulho nos bairros e enviá-lo à Central de Tratamento.  Recursos financeiros para a construção de Ecopontos foram conquistados junto ao Governo do Estado graças à excelente classificação ambiental que obtivemos nos quatros anos de mandato no Programa Município Verde Azul.

OUTROS ARTIGOS DE PEDRO BIGARDI

LULA, UM JULGAMENTO POLÍTICO

FECHAR ESCOLAS É RETROCESSO

A CRISE DE AUTORIDADE DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO

É HORA DE SALVAR O GRENDACC

O DISCURSO DE UM ANO: A CULPA É MINHA, É DA ADMINISTRAÇÃO ANTERIOR…

O QUE ME MOVE

Finalmente implantamos um moderno sistema de esteiras, triagem mecanizada onde o material é triturado, peneirado o que possibilitada o reaproveitamento dos entulhos. A economia foi enorme pois passamos a utilizar o material reciclado nas obras da Prefeitura, fazendo calçadas, bancos, bases de pavimentação, etc.

O material reciclado chegou a substituir areia, pedra e outros materiais que foram comprados em menor quantidade trazendo economia aos  cofres públicos. O belo Parque do Morada das Vinhas foi praticamente feito com materiais reaproveitados. Praças foram reurbanizadas também com esses materiais.

Jundiaí foi destaque em rede nacional graças ao trabalho, criatividade e compromisso com o meio ambiente. Que outros municípios sigam nosso exemplo.


PEDRO BIGARDI
É jundiaiense, 57 anos, engenheiro civil, casado com Margarete e pai de Patricia, deputado estadual (2009 – 2012) e ex-prefeito de Jundiaí (2013 – 2016).