A Serra do Mursa, em Várzea Paulista, não sofria um grande incêndio há cinco anos, segundo coordenador da Defesa Civil, Cristiano Vargas. No último sábado, porém, não foi possível evitar que o fogo se alastrasse a partir de Jundiaí, por volta das 17 horas. O incêndio de grandes proporções só foi controlado na madrugada de segunda-feira. Para Vargas, o incêndio teve origem criminosa. A Defesa Civil ainda não tem o total da área atingida.

O combate ao fogo feito pela Rede Integrada de Emergência, formada pela própria Guarda Ambiental Municipal, pela Defesa Civil e pelo Grupamento de Bombeiros Civis Voluntários. O incêndio se alastrou rapidamente devido aos fortes ventos. “Nossas maiores dificuldades foram o forte calor e o aclive, além do fato de a Serra do Mursa ser uma propriedade particular, exigindo autorização dos proprietários para adentrar a área, disse o coordenador da Defesa Civil.

MURSA

Oito jovens vindos da capital paulista estavam acampados num local de difícil acesso na Serra do Mursa e tiveram de ser resgatados. “Mesmo com o fogo próximo a eles, os garotos relutaram muito em descer, mas com muita conversa conseguimos convencê-los. Outras pessoas que pretendiam acampar também foram alertadas quanto ao incêndio”, contou Vargas.

A área atingida é parte de uma propriedade particular, de mais de dois milhões de quilômetros quadrados, pertencente à família Gut, uma das pioneiras da cidade de Várzea Paulista, portanto, por ser particular, é necessária autorização prévia para entrar lá, quem não tiver estará incorrendo em crime de invasão. Além de autorização, é necessário seguir algumas regras de conduta que preservem o meio ambiente e cause o menor impacto possível, o que nem sempre ocorre. “O maior problema é que, muitas vezes, visitantes provocam a degradação da Serra, pois além de deixarem para trás grandes quantidades de lixo, ainda acendem fogueiras que podem provocar incêndios”, disse João José de Lima, Gestor Municipal de Meio Ambiente de Várzea Paulista.

MURSA

O Posto de Atendimento Ambiental da Guarda Civil Municipal de Várzea Paulista, inaugurado a cerca de um ano, está localizado estrategicamente no Clube de Campo da Cica, no Bairro do Mursa, funciona 24 horas por dia, todos os dias do ano, e vem se tornando uma importante referência para a preservação ambiental na região.

LEIA TAMBÉM:

EM JARINU, 200 MIL M² DE MATA CONSUMIDOS POR INCÊNDIOS CRIMINOSOS