DAE celebra Dia da Água com ações educacionais

dae

O início das atividades do EducaMundo, projeto desenvolvido pela equipe do Mundo das Crianças, espaço administrado pela DAE Jundiaí, está entre as ações educacionais que marcam as comemorações do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. Os destaques do projeto ficam por conta do Jogo da Água, da Oficina Germinando e do Quiz Molhado, novas atividades pedagógicas destinadas às escolas que visitam o Mundo durante a semana e, aos visitantes em geral, aos finais de semana.

“O Mundo das Crianças, tal como o Parque da Cidade, foi concebido para proteger a represa que abastece a cidade e notamos que é ali, quando as crianças veem de perto o manancial, que temos mais chances de explorar e incentivar a educação ambiental”, avalia o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

Na programação, também há palestras externas. No dia 22 de março, às 7 horas, a equipe da Seção de Recursos Hídricos da DAE conversa com 400 funcionários da empresa Liz, no Distrito Industrial, sobre consumo consciente. Às 15h40, Martim Ribeiro fala sobre “Bacias hidrográficas do município de Jundiaí e desafios para a garantia de água à população”, durante o evento “Olhos da Serra”, que será realizado no bairro Santa Clara, por meio de uma parceria entre a DAE, a SAB Santa Clara, o Consórcio PCJ, a Fundação Serra do Japi e a Femsa Brasil, além do apoio da Prefeitura de Jundiaí.

No mesmo dia, a gerente do Laboratório de Controle de Qualidade da DAE, Karen Tasaka, e o chefe da Seção de Recursos Hídricos, José Antônio Ferreira, ministram palestra sobre o Dia Mundial da Água para alunos dos cursos de Saneamento e Meio Ambiente da ETECVAV.

Ainda durante a semana, volta à ativa o programa Águas de Jundiaí, que estava paralisado em função da pandemia. No dia 24, um grupo de idosos que frequenta o Centro Esportivo Antônio de Lima participa da atividade, que começa no Auditório Planeta Água, na sede da DAE, e inclui visitas a setores da empresa, Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) e Estação de Tratamento de Esgoto Jundiaí, localizada no Jardim Novo Horizonte.

Serviço de excelência – A DAE já prepara, tal como ocorreu em 2021, a distribuição de novo material para a rede municipal de ensino com foco no consumo consciente, que terá o apoio do CIEMPI (Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância) e da Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do programa Escola Inovadora.

Além disso, no mês de março, a DAE distribui, junto com as contas de água, o Relatório Anual de Qualidade da Água, que traz detalhes sobre os processos de tratamento da água e do esgoto na cidade, além de dados sobre a qualidade.

Todas estas iniciativas estarão reunidas na nova campanha da empresa, criada para o Dia Mundial da Água. A campanha vai mostrar o trabalho realizado pelos servidores da DAE para manter um serviço de excelência comprovada, o que inclui, além de setores como o Laboratório de Controle de Qualidade e a ETA, o Mundo das Crianças e o Parque da Cidade.

Castanho e Terra Nova – A DAE e a Prefeitura de Jundiaí deram início às obras de implantação de 10 quilômetros de infraestruturas de esgotamento sanitário, entre interceptores e redes de esgoto, para atender os bairros da região sul da cidade. Cerca de 3,5 mil moradores do Castanho, Terra Nova e Santa Gertrudes serão beneficiados.

“Com a implantação das infraestruturas de esgotamento sanitário nessas regiões, estamos atuando para a universalização do saneamento em Jundiaí. Mais de 98% da cidade conta com redes de esgoto e temos buscado avançar a cada dia. São regiões como estas, mais limítrofes, que ainda precisam ser atendidas e nas quais temos focado”, afirmou o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, durante vistoria às obras realizada nesta segunda-feira (21/foto ao lado).

São cerca de 3,6 quilômetros de interceptores partindo do Terra Nova; já no Castanho, a obra prevê a implantação de mais 1,6 quilômetros de redes coletoras de esgoto e 3,9 quilômetros de interceptores. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em 12 meses.

De acordo com o diretor presidente da DAE, Walter da Costa e Silva Filho, a empresa está montando a estrutura necessária para que, em seguida, os bairros e loteamentos possam se mobilizar para fazer as redes e ligações internas de esgoto. “A DAE já está desenvolvendo o chamado ‘projetão’, para as regiões da cidade que ainda não contam com saneamento, e com isso vai fornecer os projetos e fiscalizar estas obras. A realização das mesmas caberá aos moradores”, explica.

A visita foi acompanhada por diretores e equipe técnica da DAE, pelo vice-prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, e pelos vereadores Cícero da Silva, Daniel Lemos, José Antonio Kachan Junior e Juninho Adilson.

VEJA TAMBÉM

CLÍNICA DA FAMÍLIA E PA DA PONTE: PREFEITURA CANCELA CONTRATO COM CONSTRUTORA

ACESSE FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES

PRECISANDO DE BOLSA DE ESTUDOS? O JUNDIAÍ AGORA VAI AJUDAR VOCÊ. É SÓ CLICAR AQUI