O Sesc e a Prefeitura de Jundiaí prepararam alguns eventos interessantes para este final de semana. São boas dicas para sair de casa! Hoje, às 15 horas, as danças e os ritmos bem brasileiros ganham a Área de Convivência do Sesc, com a apresentação Fuá Cortejada. A atração é gratuita e aberta ao público.
Durante o “Fuá”, os músicos do grupo de pífanos Flautins Matuá apostam em um repertório dançante, que mostra toda a diversidade cultural brasileira. Ritmos como o frevo, cavalo marinho, maracatu, xote, baião e o coco ganham destaque por meio de músicas autorais, de domínio público e de mestres da cultura brasileira.
Cheio de coreografias e dinâmicas interativas, o espetáculo permite que o público participe e se divirta do começo ao fim. O Sesc Jundiaí fica na Avenida Antonio Frederico Ozanam, 6600.
Parque da Cidade – No domingo, das 10 às 17 horas, no Palco Arena e na Praça Pôr-do-Sol, no Parque da Cidade, estreia o programa Cultura nos Parques.
A apresentação musical da estreia do “Cultura nos Parques” fica por conta do Duo Vipi, no Palco Arena, às 10h, com os músicos Thiago Lourenço e Guilherme Vieira Alves, ambos no violão. Com repertório de Música Instrumental Brasileira e forte influência do Jazz, a dupla está na turnê de seu segundo disco, “Maracutando”, e mescla o show com homenagem ao baião e aos ritmos nordestinos com sua característica jazzística.
A programação teatral contará com duas apresentações, também no Palco Arena, uma às 15h e outra às 16h30, com a peça “H²O”, com o Grupo Mad Science Brasil. A apresentação faz parte do projeto “Se Eu Pudesse Mudar o Mundo” e chega à cidade através do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) e da lei federal de incentivo à cultura (Lei Rouanet). Voltada para crianças de sete a 12 anos, a peça visa à preservação do meio ambiente e à sustentabilidade através da atuação de dois cientistas malucos, que fazem experiências e demonstram a interação da água com os demais elementos da natureza.
Já os espetáculos do Projeto BuZum! “13 gotas” e “Que lixo é lixo?” chegam de ônibus à Praça Pôr-do-sol e são promovidos pelo Ministério da Cultura e do Instituto CCR. As apresentações começam às 10h e se alternam entre os espetáculos. O Projeto BuZum! é uma companhia de teatro de bonecos que faz apresentações dentro de um ônibus. Com mensagens educativas sobre temas culturais e de sustentabilidade, “13 gotas” trata da importância do uso consciente da água e do seu ciclo na natureza, tema propício ao ambiente do Parque da Cidade, no entorno da represa da DAE, e “Que lixo é lixo?”, que narra a volta de astronautas para a Terra a fim de alertar a Humanidade sobre os estragos causados pelo acúmulo de lixo.
Palco Arena
10h – apresentação musical Duo Vipi;
15h – apresentação teatral H²O, do grupo Mad Science;
16h30 – apresentação teatral H²O, do grupo Mad Science;
Praça Pôr-do-sol
9h – Agita Jundiaí;
10h, 10h45, 11h30, 14h, 14h45, 15h30, 16h15 – 13 gotas – ônibus do Projeto BuZum!;
10h30, 11h15, 12h, 14h30, 15h15, 16h, 16h45 – Que lixo é lixo? – ônibus do Projeto BuZum!.
O Parque da Cidade fica na Rodovia João Cereser, quilômetro 66, bairro do Pinheirinho. O telefone para contato é (11) 4522-0499.
Preconceitos – Também no domingo, no Sesc, será exibida a peça “São Paulo Refúgio”, que retrata os preconceitos e temores enfrentados por imigrantes forçados a abandonar suas terras natais e a recomeçar suas vidas na maior cidade do Brasil (foto principal e abaixo). A apresentação acontece no Teatro, às 18 horas, e tem entrada gratuita. Os ingressos devem ser retirados na Central de Atendimento da unidade, uma hora antes do início do espetáculo.
Com roteiro e direção de Conrado Dess, “São Paulo Refúgio” foi criada a partir de entrevistas com pessoas que chegaram a São Paulo vindas do Congo, Haiti e Síria, entre outros países. Encenada pelo grupo Performatron, a peça conta com a participação de atores refugiados e brasileiros, propondo uma reflexão sobre as causas da migração forçada, as dificuldades enfrentadas para se estabelecer no novo país e as consequências para a maior cidade do Brasil.
VEJA TAMBÉM: