Na sessão desta terça-feira(3), a partir das 9 horas, os vereadores votarão um único item: o projeto de lei 14.470/2024, de autoria do prefeito Luiz Fernando Machado, fixando o orçamento público para o próximo ano. A estimativa é de que a Prefeitura terá R$ 4,29 bilhões. No cenário nacional, a expectativa é de 4,25% de inflação, 10,5% de taxa Selic e 7,4 milhões de desempregados, além das mudanças climáticos que impactarão os preços de produtos, energia elétrica e número de pessoas doentes, principalmente com problemas cardiovasculares e renais. O cenário, para a atual administração, é de incertezas e impactos para as cidades.
CLIQUE AQUI E LEIA O PROJETO DO ORÇAMENTO PARA O PRÓXIMO ANO NA ÍNTEGRA
No final do mês passado ocorreu a audiência pública que tratou do orçamento. Na ocasião, o então gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, Jones Martins, afirmou que “os dois últimos anos foram de superávit, o que reduziu as frustrações dos dois anos anteriores. Contudo entre 2023 e metade de 2024 tivemos importantes reduções de arrecadação, aliadas à movimentação econômica e social do país que impactou diretamente nas finanças municipais, por isso, há redução na projeção do orçamento em relação ao ano anterior. Apesar disso, os investimentos nas áreas de educação e saúde continuam acima dos percentuais exigidos por lei”.
O diretor de Orçamento, Luiz Fernando Boscolo, reforçou a interferência do cenário nacional em relação à arrecadação do município. “O orçamento de uma cidade se assemelha ao de uma casa. O que é gasto é organizado conforme a renda obtida. Para uma cidade com finanças saudáveis, o orçamento deve ser conservador”, comentou.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES