Nesta terça-feira(4), acaba o fim do recesso parlamentar na Câmara Municipal de Jundiaí. As sessões ordinárias serão retomadas, agora numa nova legislatura. No ano passado, nas eleições de outubro, 10 vereadores conseguiram se reeleger. A renovação foi de 47%, sendo que dois novatos – Mariana Janeiro e Henrique Parra Para Filho – são de partidos de esquerda, respectivamente PT e PSOL. Desde 2013, o Legislativo local não contava com representantes deste espectro político. Desde a posse muitos deles já estão na ativa e divulgando fiscalizações e reuniões – inclusive com o prefeito Gustavo Martinelli – pelas redes sociais.
CLIQUE AQUI E LEIA A PAUTA COMPLETA DA SESSÃO DESTA TERÇA-FEIRA, DIA 4
A maioria, 15 vereadores, faz parte da coligação que apoiou o candidato a prefeito derrotado, José Antônio Parimoschi(PL). Contudo, a votação para a escolha do presidente da Câmara, no dia 1º de janeiro, mostrou que o prefeito Gustavo Martinelli(União Brasil) está longe de enfrentar uma oposição ferrenha. Madson Henrique, João Victor e Tiago Da El Elion, todos do PL, votaram no candidato do chefe do Executivo, vereador Edicarlos Vieira, também do União Brasil. A orientação da legenda era para que todos votassem em Quézia de Lucca(PL). O episódio – que gerou grande polêmica já que o presidente do PL, Adilson Rosa, usou as redes sociais para pedir que os três vereadores deixassem o partido ou iria promover uma ‘limpeza no partido’ – acabou em pizza. Não fez nem uma coisa, nem outra.
“Nós temos um grande desafio pela cidade, com a queda na arrecadação. Precisamos de diálogo com a Prefeitura para fazermos mais com menos. Unimos os vereadores, tanto os de esquerda como os de direita, com o objetivo de governar a cidade, para fazer o melhor possível para as pessoas que mais precisam. Temos um grande desafio, mas será enfrentado com diálogo, independência”, disse Edicarlos Vieira(foto acima) ao RS Notícias. Edicarlos vem arquivando vários projetos de vereadores que não se reelegeram, conforme o regimento interno da Câmara.
O vereador Leandro Basson(PL), que é investigador de Polícia, vem fazendo várias fiscalizações desde que assumiu o mandato. Já esteve no Cidade Jardim II, onde moradores reclamaram de opressão por parte do crime organizado. Também conversou com pacientes, funcionários e médicos do Hospital São Vicente para saber como anda a qualidade do atendimento. Após receber reclamações de moradores sobre furtos e roubos na região da Ponte São João e Vila Aparecida, intensificou ações para combater a criminalidade e apoiar a recuperação de dependentes químicos.
Madson Henrique, um dos pivôs da crise interna do PL, já teve reunião com o prefeito Gustavo Martinelli para discutir demandas importantes para Jundiaí e alinhar prioridades que impactam diretamente nossa população. “Entre os projetos discutidos, destaco a revisão da tarifa mínima de água e esgoto, que visa beneficiar idosos, moradores solitários e pequenos comerciantes; a criação de pontos de apoio para motoboys e ciclistas. Também discutimos novas estratégias para reforçar a segurança pública, além da requalificação da avenida José Benassi”, divulgou o parlamentar.
Henrique Parra Parra(PSOL/Cardume) é um dos vereadores mais ativos nas redes sociais. Todos os dias ele posta três ou quatro atividades realizadas. Já fez várias fiscalizações, visitas técnicas, reuniões com moradores de diversos bairros. “Vamos trabalhar para manter a confiança e a esperança dos jundiaienses que nos elegeram para fiscalizar a Prefeitura e trabalhar por uma cidade mais igualitária e justa, sem tanta desigualdades e preconceitos”, afirmou numa das postagens.
Carla Basílio(PSD) também já teve uma reunião de trabalho com Gustavo Martinelli. Ela fez várias publicações de visitas a pontos de sua base eleitoral, a vila Hortolândia. Mas também já visitou o Jundiaí-Mirim, jardim São Vicente e DAE.
Paulo Sérgio Martins(PSDB), que também é delegado de Polícia, promete continuar o trabalho dos mandatos anteriores quando conviveu com vereadores que priorizavam a pauta de costumes e combateu propostas deles. Martins, o parlamentar que mais teve projetos vetados pelo ex-prefeito Luiz Fernando Machado, é umbandista e se considerava vítima de preconceito na legislatura passada.
Quézia de Lucca, que teve 8.020 votos em outubro do ano passado, também já se reuniu com o Martinelli. Ela foi a vereadora mais votada e presidiu a sessão extraordinária que escolheu Edicarlos Vieira como presidente da Câmara. Ela também foi candidata…
Cristiano Lopes(PP), que nos últimos quatro anos deu atenção especial para o Jundiaí Empreendedora, do qual foi um dos criadores, vem dando muita ênfase à segurança nos primeiros dias deste ano. Ele já fez várias reunião com policiais militares.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES