Pode até parecer brincadeira, mas com 30 anos de sucesso na área de beleza, Paulo Freitas diz que está aprendendo a ser empresário agora. Dono de um dos salões mais badalados da cidade e de um centro de formação de profissionais, ele afirma que “Michel Temer não entra aqui”. O cabeleireiro refere-se, é claro, à crise que o país passa por conta das denúncias contra o presidente. Alguém que fala tal coisa de forma tão categórica sabe muito bem o que está fazendo. Paulo Freitas é o queridinho da L’Oréal. Foi o embaixador da multinacional francesa. Já viajou o mundo dando cursos e palestras. É, portanto, um embaixador da beleza. Na foto acima, seria óbvio imaginar que Freitas está fazendo uma alusão ao filme Edward Mãos de Tesoura (1990), estrelado por Johnny Deep). Mas, o cabeleireiro não é óbvio. “Eu prefiro que pensem que é o Wolverine”, brinca.
Óbvio que o salão dele não está imune à recessão. Mas, todos que ali trabalham buscam alternativas. “Nos momentos em que o movimento é menor, estamos sempre melhorando, arrumando, limpando, organizando. O que não pode é ficar parado”, argumenta. E quando há clientes sobrando, todos são atendidos por profissionais gabaritados, experientes, que já apresentaram seus trabalhos na França e nos Estados Unidos.
Paulo Freitas mantém uma Bíblia em sua mesa. É difícil imaginar que ele consiga ter tranqüilidade para se dedicar à leitura. O entra e sai do escritório é frenético. Principalmente dos seis filhos. Dois deles, Elisabete e João Pedro, além da esposa, Valéria, trabalham no salão e estão a todo instante fazendo algum questionamento. Ou simplesmente entram para beijar o pai e perguntar se ele precisa de alguma coisa. “Acredito em Deus. Gosto das histórias da Bíblia. E vou checar na internet o que os especialistas falam delas”, comenta.
O profissional não tem do que reclamar. Está bem instalado na rua Eduardo Tomanik, na Chácara Urbana. Foi embaixador da L’Oréal, sendo um dos fundadores da equipe ‘Coiffeur Star’. Também é membro da Intercoiffure Française, grupo dos mais renomados cabeleireiros do mundo.
ACESSE O FACEBOOK DO ESTÚDIO DE PAULO FREITAS
Por conta do cargo de embaixador da L’Oréal ministrou cursos em todo o país. Esteve em Pernambuco, Tocantins, Rio de Janeiro, Ceará, Santa Catarina, Minas Gerais, entre outros. Também deu palestras em vários países da Europa e América Latina. Ministra cursos no interior de São Paulo. Na capital, Paulo Freitas participa de apresentações realizadas na Academia L’oréal Paris, uma das mais bem equipadas da América Latina.
Agora que já não é mais embaixador, Paulo Freitas revela que foi chamado pela empresa para participar de um álbum fotográfico com cabeleireiros do mundo todo. Coube a ele fazer a cabeça de uma modelo russa (foto acima, à esquerda). Uma das fotos causou uma ciumeira danada já que o penteado era muito parecido com a foto produzida pela própria L’Oréal para o álbum. Quem conhece desta arte diz que o trabalho dele ficou muito melhor.
Ele também participou de um congresso realizado na Academia Tony & Guy (Londres/Paris/Buenos Aires), e Mondial Coiffure Beaute (França) ambos em 1999. Em 2006 participou do curso na academia Jacques Dessange (Paris). Fez parte do processo de criação da coleção outono/inverno 2011-2012, intitulada Beauté Originelle de L’oreal, em Paris, juntamente com cabeleireiros renomados do mundo todo.
Em 2012, integrou o time de cabeleireiros criadores da primeira coleção da L’oreal totalmente brasileira, a Coleção Somptueux. É criador da palestra motivacional “Um Olhar Artístico”, levando a arte da beleza através da perspectiva profissional.
VEJA TAMBÉM: