
Um dos clássicos do cinema nacional, ‘Casinha Pequenina'(1963), foi gravado na Fazenda Ribeirão, na Serra do Japi. O filme tem Mazzaropi no papel do simplório Chico. O elenco contou com atores que se tornariam astros: Tarcísio Meira e Luiz Gustavo, além de Geny Prado, que participou de dezenas de longas do humorista. Vários moradores de Jundiaí também participaram das filmagens.
Na trama, Chico, vivido por Mazzaropi, é um colono bondoso que tenta proteger os escravos maltratados pelo patrão. Ele tem o apoio do filho mais velho do dono da fazenda, Osório. O pai dele, o coronel Pedro, mantém escondida de sua família uma antiga vida de crimes. Ele é chantageado por Carlota que quer um bom casamento para a filha dela.

De acordo com registros e o acervo da TVTEC Jundiaí, muitos moradores da época guardam com carinho a lembrança de ver os caminhões da PAM Filmes chegando à cidade. A PAM Filmes (Produções Amácio Mazzaropi) foi muito mais do que uma produtora; foi o primeiro grande passo para a independência da indústria cinematográfica no Brasil. Fundada em 1958 por Mazzaropi, a empresa nasceu da necessidade do artista de ter controle total sobre sua obra, já que ele estava cansado de ver os lucros ficarem apenas com os grandes estúdios da época, como a Vera Cruz.

O jornalista Celso de Paula relata que a presença de Mazzaropi em Jundiaí parava a cidade. A escolha de figurantes era um evento à parte, com muitos jundiaienses orgulhosos de terem participado daquela que viria a ser a maior bilheteria do cinema nacional até então.

Um detalhe histórico importante é que a cena de abertura do filme marca a estreia de Tarcísio Meira no cinema. As imagens foram feitas diante das portas do casarão da Fazenda Ribeirão. Mais tarde, Tarcísio se casou com Glória Menezes, também atriz. Ele foi um considerado um dos maiores galãs das teledramaturgia brasileira.
Já Luís Gustavo foi o primeiro anti-herói da televisão. Ele deu vida a Beto Rockfeller, em 1968. Nos anos 1990, interpretou Vavá, personagem inesquecível de ‘Sai de Baixo’, juntamente com Aracy Balabanian(Cassandra), Miguel Falabella(Caco Antibes), Marisa Orth(Magda), Claudia Jimenez(Edileusa) e Tom Cavalcante(Ribamar).

Paisagem perfeita – A Fazenda Ribeirão foi o cenário de cenas externas(foto acima: frserradojapi.weebly.com). A arquitetura colonial da sede, com paredes de taipa de pilão de 80 centímetros de largura, serviu perfeitamente para ambientar o filme, que se passa no final do século 19, período da Lei Áurea.

A bela fazenda hoje está em área de preservação ambiental da Mata Atlântica. A sede foi construída por volta de 1860 pelo empresário Eloy Chaves(foto acima). Hoje abriga o Centro Cultural da Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG) e o Museu Eloy Chaves.
Eloy Chaves se casou com Almerinda Pereira Chaves com quem teve dois filhos, Vail Chaves, que foi casado com Isabel Chaves, e Antonieta Chaves Cintra Gordinho, que se casou com Antonio Cintra Gordinho, personalidade importante nos círculos políticos e administrativos do Estado de São Paulo, tendo sido Secretário da Fazenda.(Fotos das cenas do filme: Adoro Cinema)
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES











