A Câmara Municipal votará amanhã(10), projeto que trata dos objetivos e formas de realização de um dos eventos mais tradicionais de Jundiaí: a Feira da Amizade. A proposta 14923/2026 é do vereador Cristiano Lopes. “Reconhecida como um dos eventos solidários mais emblemáticos da cidade, a Feira da Amizade representa um elo entre tradição, cidadania e coesão comunitária”, explica o parlamentar.
O primeiro artigo do projeto afirma que o evento poderá acontecer no Parque da Uva, que será cedido às entidades assistenciais para venderem alimentos, bebidas e outros produtos para arrecadação de recursos para as atividades que realizam. “O evento terá como finalidade: promover a integração comunitária e o fortalecimento dos vínculos sociais; valorizar o trabalho das entidades assistenciais, com atuação na cidade, por meio da geração de recursos; incentivar a solidariedade, o voluntariado e a cooperação entre os cidadãos; fomentar atividades culturais, musicais, recreativas, gastronômicas e de artesanato com caráter solidário.
A programação cultural da Feira da Amizade – se o projeto for aprovado e sancionado pelo prefeito Gustavo Martinelli – priorizará artistas locais, grupos culturais da região e iniciativas comunitárias nas áreas de música, teatro, dança, artesanato, recreação e gastronomia, observando critérios de incentivo à diversidade cultural da cidade.

História – A Feira da Amizade foi idealizada em 1969 por Mercedes Ladeira Marchi com o nome inicial de “Feira da Bondade”, destinada a apoiar a construção da sede da Apae. Dois anos depois, em 1971, rebatizada como Feira da Amizade, tornou-se referência nacional e foi realizada anualmente por cerca de 30 anos. Naquele ano, o presidente Emílio Garrastazu Médici prestigiou o evento. No ano seguinte foi a vez do governador Laudo Natel conhecer a feira(foto acima/acervo professor Maurício Ferreira). A última edição ocorreu em 1999.
O evento foi resgatado em 2013 pela então primeira-dama Margarete Bigardi e pelo Fundo Social de Solidariedade. Essa retomada levou à realização de edições bem-sucedidas em 2014, 2015(foto principal) e 2016, no Parque da Uva. Em 2014, a Feira contou com a participação de 23 entidades assistenciais, mobilizou cerca de 42 mil visitantes durante dois finais de semana consecutivos e proporcionou programação diversa com gastronomia, artesanato, música local e até atração internacional.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES











