Ex-funcionários do Jornal de Jundiaí(JJ) e do Jornal da Cidade(JC), ambos de Jundiaí, movem ações trabalhistas contra os dois veículos de comunicação há 10 e 21 anos respectivamente. No dia 18 de agosto, eles e familiares reuniram-se com vereadores e relataram as dificuldades que vêm enfrentando diante da demora da Justiça do Trabalho. Nos dois casos existem imóveis que poderiam ser vendidos ou leiloados para o pagamento das dívidas. Estima-se que cerca de 100 ex-funcionários movem ações contra os dois veículos.
A reunião foi comandada por Paulo Sérgio Martins(PSDB) e contou também com a participação de Valério Freire Paiva, diretor do Sindicato dos Jornalistas de Campinas, e Gustavo Loschi, diretor de Assuntos Parlamentares da Prefeitura de Jundiaí. No encontro, várias estratégias foram traçadas para que os trabalhadores recebam seus direitos.
Martins informou que em fevereiro do ano passado protocolou projeto que proíbe órgãos públicos de Jundiaí de contratar empresas de comunicação com pendências financeiras, trabalhistas ou civis. A proposta de número 14.579 ainda está tramitando e não tem data para ser votada. “O problema que vocês estão sofrendo pode envolver as esferas criminal, administrativa e, obviamente, a trabalhista. É certo que os órgãos públicos devem divulgar em jornais. Contudo, não tem cabimento que empresas recebam, não paguem vocês e os donos continuem vivendo de forma nababesca”, disse o vereador aos ex-funcionários. Também foi discutida a possibilidade de elaboração de requerimentos e moções endereçadas à Justiça do Trabalho pedindo celeridade.
CLIQUE AQUI E ENTENDA O DRAMA VIVIDO PELOS EX-FUNCIONÁRIOS DO JJ E JC
O diretor do Sindicato dos Jornalistas pediu uma lista com os nomes dos autores dos processos e os respectivos números para análise do departamento jurídico da entidade. Ele também afirmou que será avaliada a possibilidade de realizar uma reunião entre sindicalistas e desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho(TRT-15), em Campinas. Por último, Valério falou da necessidade de buscar outros órgãos de imprensa para expor a situação.
O ‘Jundiaí Agora’ vem publicando série sobre o caso. On-lines de Jundiaí e região como o ‘Novo Dia’ e ‘A Verdade’ publicaram matérias a respeito da reunião. Já o ‘Jornalistas & Cia‘ e o ‘Portal dos Jornalistas’ publicaram textos relatando o drama dos ex-funcionários do JJ e JC.
A movimentação ganhou repercussão nacional quando o renomado jornalista e radialista Heródoto Barbeiro postou em suas redes sociais uma das entrevistas com ex-funcionários publicadas no Jundiaí Agora. Jornalistas de Jundiaí reconhecidos nacionalmente como Carlos Motta e Fabio Perez manifestaram apoio aos colegas.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES











