O crescimento de Jundiaí e a capacidade da infraestrutura urbana para acompanhar a expansão da cidade estão no centro das discussões técnicas da Prefeitura. Integrantes da Comissão Auxiliar Técnica (CAT), formada por servidores de diferentes secretarias municipais e órgãos da Administração, se reuniram para avançar nas análises sobre novos empreendimentos, conforme previsto no Decreto Municipal nº 36.360, de 11 de junho de 2026, que estabeleceu a suspensão, por 180 dias, de novas aprovações urbanísticas para determinados empreendimentos. Entre os pontos discutidos está a necessidade de avaliar as particularidades de cada região, considerando suas características urbanas, a infraestrutura disponível e o perfil dos empreendimentos em análise. A proposta é compreender os possíveis impactos do crescimento populacional em diferentes territórios, subsidiando decisões com base em critérios técnicos e em uma visão integrada do Município.
O trabalho reúne áreas estratégicas da Prefeitura para acompanhar de perto a dinâmica de crescimento de Jundiaí e verificar se a infraestrutura existente tem capacidade para atender às demandas decorrentes da expansão urbana. A avaliação considera aspectos como densidade populacional prevista, condições de infraestrutura e características específicas de cada empreendimento e região.
O secretário municipal de Governo, Abner Henrique Ferreira de Andrade, destaca que o desenvolvimento da cidade precisa estar associado ao planejamento e à capacidade de atendimento da infraestrutura. “Crescer é positivo, mas precisa ser baseado em planejamento e acompanhado de infraestrutura compatível. O bem-estar futuro das famílias depende disso. Por determinação do prefeito Gustavo Martinelli, mobilizamos equipes técnicas das secretarias municipais para subsidiar as decisões do GT sobre os novos empreendimentos e o desenvolvimento habitacional da cidade”, afirma.
A CAT integra a estrutura criada pela Prefeitura para dar continuidade aos estudos previstos no decreto municipal. Sua atribuição é realizar análises técnicas, cruzar informações sobre os empreendimentos com a capacidade da infraestrutura existente e elaborar relatórios e pareceres que subsidiem as decisões do Grupo de Trabalho (GT), coordenado pela Secretaria Municipal de Governo (SMGOV).
A comissão conta com representantes de diferentes áreas da Administração Municipal, incluindo a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (SMPUMA), a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SMISP), a Secretaria Municipal de Justiça e Cidadania (SMJC), a Defesa Civil e o DAE, entre outros setores. A composição multidisciplinar permite reunir diferentes perspectivas sobre o planejamento urbano e a capacidade de atendimento dos serviços e equipamentos públicos.
O diretor do Departamento de Eficiência Governamental e membro nomeado da CAT, Kleber Tandello, ressalta que os estudos também consideram os impactos conjuntos dos novos empreendimentos em cada região. “Os estudos vão além da análise individual de cada projeto. Com representantes de diversas secretarias e soluções modernas de cruzamento de dados territoriais, avaliamos as variáveis relacionadas aos impactos cumulativos dos empreendimentos previstos em cada área da cidade. É um trabalho técnico que representa um compromisso com a qualidade de vida da população”, explica.
O processo de avaliação prevê ainda a classificação dos empreendimentos conforme critérios de risco e infraestrutura, nas categorias Verde, Amarela, Laranja e Vermelha. Com base nos estudos e pareceres técnicos, o GT poderá emitir manifestações favoráveis, favoráveis com condicionantes ou desfavoráveis, que serão encaminhadas para deliberação do chefe do Executivo.
VEJA TAMBÉM
PUBLICIDADE LEGAL É NO JUNDIAÍ AGORA
ACESSE O FACEBOOK DO JUNDIAÍ AGORA: NOTÍCIAS, DIVERSÃO E PROMOÇÕES










